Do Blog de Jamildo
Em audiência pública realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco,ontem quinta-feira (17), o prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (PMDB) e o secretário de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes do município, Murilo Cavalcanti, apresentaram aos deputados as políticas de segurança do município.
De acordo a prefeitura, o número de homicídios da cidade sertaneja caiu de 124, em 2008, para 79, em 2009 – nos dois anos, no período de janeiro a novembro. Júlio Lóssio enalteceu medidas preventivas, com a identificação de áreas sujeitas a ocorrência de crimes e o perfil dos envolvidos – jovens, em sua maioria. “Decidimos atuar em favor da juventude”, disse o prefeito.
Mecanismos de prevenção, a exemplo da oferta de cursos pré-vestibulares nos fins de semana, aulas de capacitação de jovens e distribuição de cartilhas ensinando “formas de se manter longe das agressões” são apontadas pela Prefeitura como responsáveis pela queda no índice de redução de violência.
Integrante da base de oposição ao governo do Estado, Júlio Lóssio também disse aos deputados que “a política partidária deve ser colocada de lado na hora de se trabalhar como gestor”. Petrolina foi um dos primeiros municípios a se credenciar ao Pacto pela Vida e no início do ano vai aderir ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) do governo federal.
A lei prevê proteção ou punição???????????