Os deputados estaduais da Bahia retornaram às atividades na manhã desta sexta-feira (15) com uma sessão solene marcada por anúncios e balanços. O presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Marcelo Nilo (PDT), fez a revista da Guarda de Honra formada pelos cadetes da Academia e a banda de música da Polícia Militar. Em seguida, Nilo recepcionou o governador Jaques Wagner (PT) e, após as entrevistas coletivas, seguiram para o plenário da Alba para dar início à sessão especial.
Jaques Wagner leu a tradicional mensagem do Executivo ao Parlamento, com o balanço das ações do Governo do Estado no último ano e as perspectivas para 2013. O chefe do Executivo anunciou para este ano um orçamento da ordem de R$ 5,3 milhões em investimentos, disse que espera a manutenção do exercício da democracia no Legislativo baiano e que pretende solicitar a aprovação de empréstimos para o Executivo, para que as obras estaduais em curso possam ser finalizadas.
Segundo o presidente Marcelo Nilo, reeleito para o quarto mandato consecutivo, a prioridade desse biênio 2013-2015, será votar projetos dos parlamentares. Nilo fez um balanço dos últimos seis anos na Alba e explicou que no primeiro biênio, a prioridade foi a construção de um Poder Legislativo independente; já no segundo biênio, o foco foi a cultura, com o lançamento de 103 livros editados pela Alba; os últimos dois anos foram dedicados à valorização dos diversos movimentos sociais, que tiveram acesso à Casa Legislativa. Nos próximos dois anos, o presidente garantiu que os projetos dos deputados terão prioridade de votação na Alba.
Marcelo Nilo afirmou ainda, que vai apresentar um projeto para reduzir de 90 para 60 dias o recesso dos parlamentares. “Vou apresentar a proposta e abrir o debate com os nobres colegas, para que possamos aprovar a redução”, disse. (Fonte/fotos: Ascom Alba)
Bravo! Espero que essa atitude se manifeste em todos os outros estados e no Distrito Federal.