Nos encontros da Agenda Compartilhada em Salgueiro (Sertão Central) e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), nesta semana, o procurador-geral de Justiça Marcos Carvalho e integrantes da gestão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conversaram com promotores e promotoras de Justiça que compõem a 1ª (em Salgueiro), 14ª (em Serra Talhada) e 3ª (em Afogados da Ingazeira, também no Pajeú) Circunscrições Ministeriais. Na pauta, os resultados para as demandas apresentadas pelos próprios membros cerca de um ano atrás.
Segundo Carvalho, os encontros para dar o retorno de problemas que a gestão tomou conhecimento e se esforçou para solucionar têm sido proveitosos. “O desempenho na resolução das demandas que nos foram apresentadas foi muito satisfatório. E, como sempre, aproveitamos os momentos juntos para ouvir mais sugestões e pedidos que os colegas trazem, o que só contribui para aprimorar o trabalho da gestão”, avaliou o PGJ.
Um dos integrantes da gestão que participou das conversas foi o diretor da Escola Superior do MPPE, promotor de Justiça Frederico Oliveira. Ele aproveitou os momentos para colher necessidades referentes a capacitações que os membros sugerem. “A Agenda Compartilhada colabora com nosso planejamento de cursos, entendendo as realidades das regiões. Planejamos especialmente aqueles no formato híbrido para que promotoras e promotores que atuam no Interior do Estado possam participar sem precisar de deslocamento”, comentou.
Os membros que participam dos encontros também aprovam o momento por trazerem, além de explicações da gestão, a oportunidade de confraternização entre eles. “Pelo cotidiano de trabalho, não conseguimos ter esse encontro e discutirmos os problemas uns dos outros”, disse a coordenadora de sede de Afogados da Ingazeira, promotora Daliana Viana.
Nos encontros foram tratados outros assuntos, como movimentação de carreira – que na atual gestão teve 155 editais de movimentação publicados e a nomeação de mais 21 promotores de Justiça, que ocorrerá na próxima sexta-feira (27).
GACEs
Ainda foi citada a criação de núcleos e Grupos de Atuação Conjunta Especializada (GACEs), assim como as novidades tecnológicas que o MPPE está implantando, como o sistema Consensus, que até o final do ano funcionará em todas as promotorias de Justiça, além da melhoria na conectividade e velocidade da internet e a substituição de equipamentos por mais modernos. Também estão previstas inovações que estão nos planos para o futuro, como o uso de Inteligência Artificial (IA) para dar celeridade e aperfeiçoamento ao trabalho no MPPE.