O deputado estadual Antonio Coelho e a vereadora Maria Elena (ambos do União Brasil) participaram, na manhã desta quarta-feira (12), de uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo. O encontro – que também contou com a presença do desembargador corregedor-geral da Justiça, Ricardo Paes Barreto – teve como propósito solicitar ao magistrado uma maior celeridade no julgamento dos processos referentes ao seguro das residências da antiga Companhia de Habitação Popular (Cohab).
Em Petrolina, mais de 3 mil famílias aguardam essa indenização a que têm direito sobre seus imóveis, todavia, a dificuldade atinge usuários de todo o estado.
Essa é uma luta antiga, que vem sendo enfrentada por milhares de pernambucanos, os quais adquiriram imóveis através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), no final dos anos 80, e que apresentaram graves falhas de construção no decorrer dos anos.
“O pagamento das indenizações é um justo alívio e conforto para as famílias que estão envelhecendo, e outras até morrendo, sem ver realizado o seu sonho a que tem direito. Em Petrolina, por exemplo, há habitações da Cohab construídas há cerca de 60 anos e as famílias seguem esperando esse ressarcimento. Então, o nosso pedido ao desembargador Luiz Carlos foi no sentido de que ele possa ajudar, junto aos juízes competentes, a dar agilidade aos referidos processos“, relatou Elena, que saiu animada do encontro diante da sensibilidade e do interesse demonstrados pelo magistrado à pauta apresentada.
Otimismo
Antonio Coelho também destacou a importância da visita ao presidente do TJPE e reforçou a necessidade de se resolver essa pendência, que está parada na Justiça e se arrasta há vários anos. “Vamos continuar acompanhando de perto e cobrando. Tenho a certeza do comprometimento dos órgãos competentes nessa causa. Torço para que, muito em breve, possamos dar a boa notícia sobre o seguro das residências para tantas famílias ainda não indenizadas“, sublinhou o parlamentar, agradecendo, em seguida, a disposição do magistrado em ajudar a solucionar essa demanda urgente de muitas famílias pernambucanas. Quem também acompanhou os dois foi o vereador de Paulista, Antonio Camelo, um pioneiro na luta por indenizações de mutuários no Estado.
Ansiosa para resolver essa questão,sou mutuária da COHAB Massangano
Eles estão correndo atrás desses processos agora,até porque no ano que vem terá eleições municipais,essa é a política do toma lá dá cá
Os processos foram remetidos à Justiça Federal há poucos dias. Esperem sentados.
Sou mutuário da coab 2 areia branca torço para receber essa indenização antes de morrer porque minha mãezinha morreu esperando esse segurou né chegou a usufrui do direito….espero agilizar o quanto mais rápido possível o meu já se passaram 6 anos espero logo poder usufruir dos meus direitos justiça demorada..
Aqui em Juazeiro ba,também estamos nessa luta a 11 anos para receber esse seguro.Que resolva logo .