A Região Nordeste registrou na quinta-feira (1º) seu segundo recorde consecutivo do ano na geração de energia eólica, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Às 5h48, a geração atingiu 19.083 MW de potência, o que corresponde a 180,4% da demanda regional naquele momento.
O recorde anterior havia sido registrado em 27 de julho, com 19.028 MW gerados. Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer todo o Nordeste e ainda atender à demanda dos estados do Rio de Janeiro e Goiás na ocasião.
O período de julho a setembro, conhecido como ‘temporada dos ventos’, aumenta a possibilidade de novos recordes nas próximas semanas, conforme a ONS. A geração de energia eólica tem se mostrado uma fonte crucial e sustentável para a região, contribuindo significativamente para a matriz energética do Brasil.
Isso significa que não há mais necessidade das “bandeiras, AMARELA e Vermelha” com suas sobretaxa?!? Ou que o custo da energia elétrica vai diminuir por quilowatts hora?!?
Pois está um absurdo os valores!!!
Observamos por todos os lados as usinas eólicas e as fotovoltaicas, excelentes opções de geração de energia, contudo, não vemos os preços cobrados pelas concessionárias diminuir… será que ninguém percebe, ninguém se importa?!?