Nordeste brasileiro é a região mais violenta do mundo, mostra levantamento mexicano

por Carlos Britto // 25 de janeiro de 2014 às 12:27

Homicídio 2Dados internacionais apontam que, considerando os índices de homicídio, o Brasil tem 16 cidades entre as 50 mais violentas do mundo. Desse total, nove estão no Nordeste brasileiro, sendo oito capitais. Apenas o estado do Piauí não figurou no ranking que analisou apenas os municípios com mais de 300 mil habitantes.

As informações são do levantamento feito pela ONG mexicana ‘Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal’, divulgado recentemente. Nenhum outro país teve tantas cidades incluídas na listagem como o Brasil. O segundo lugar na relação de países mais violentos foi o próprio México, com nove cidades.

As 16 cidades brasileiras mais violentas são: Maceió (AL), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória (ES), São Luís (MA), Belém (PA), Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Recife (PE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE).

A capital alagoana é a quinta no mundo com maior índice de homicídios, são 795 mortes violentas a cada 996,7 mi habitantes. A cidade nordestina fica atrás apenas de San Pedro Sula, em Honduras, Caracas, na Venezuela, Acapulco, no México, e Cali na Colômbia. Já em comparação com o mesmo levantamento feito em 2013, dois municípios brasileiros saíram da listagem feita em 2012: Brasília e Curitiba.

Recife foi classificada como 39ª cidade mais violenta do mundo. Salvador ocupa o 13° lugar, com 2.234 homicídios dolosos em 2013. As informações são do NE-10. (Foto: Folha PE)

Nordeste brasileiro é a região mais violenta do mundo, mostra levantamento mexicano

  1. Guimarães disse:

    ONG Mexicana expert em segurança?? Só se o México for referência em segurança pública, coisa que os cartéis do tráfico viciados em decapitações públicas contestam. Parece mais pesquisa sem critério nenhum, usada por alguns do sul-sudeste para frear o turismo nessa região do Brasil, pois quem em sã consciência acha Rio ou São Paulo pacíficas, os mesmos que ainda a cham o Rio uma “cidade maravilhosa?” com suas milhares de favelas dominadas pelo tráfico??? Ademais, achar o NE mais violento que a Síria, Iraque entre outros é no mínimo usar de má fé ou nos subestimar. Pesquisa fuleira essa.

    1. Maria disse:

      Concordo! Falta de total conhecimento.

    2. Luis Fernando disse:

      A pesquisa leva em conta o índice de homicídios por número de habitantes, não a quantidade de homicídios. Se fosse assim, é claro que São Paulo, com quase 20 milhões de habitantes terá mais homicídios que as capitais do Nordeste. A sua visão de “milhares de favelas dominadas pelo tráfico” é tão deturpada quanto à visão que o Sul e Sudeste tem do sertão, de gado morrendo de sede, açudes secos e terra rachada.

  2. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    AQUI MORRE É POR BRINCADEIRA, AINDA TEM BOBO QUE NÃO QUE ACREDITAR…………..SÓ NÃO VER QUEM É CEGO.

    1. Guimarães disse:

      É, David, cego é que acredita que Aracaju, Campina Grande e Natal são mais violentas que Rio de Janeiro ou São Paulo, ou você é do Sul-Sudeste, que gosta de mascarar os absurdos de seu lugar e expor o NE???

  3. Maria Esse disse:

    PRECONCEITO puro contra o NORDESTE… inveja explícita… das nossas capitais lindas e culturais, das nossas praias de águas mornas, do povo alegre e simples,da nossa cozinha gostosa e rica em sabores . Colocar nossas capitais como as mais violentas é uma falta de conhecimento e caráter, São Paulo e Rio de Janeiro ficarem depois … me irrita e envergonha de tanta mentira, e as favelas? e o tráfico e os assaltos…
    E quem é o México? e essa ONG? qual a referência e respaldo que eles têm?
    Vão estudar e conhecer melhor para fazer PESQUISA… inescrupulosa, mentirosa e preconceituosa.

  4. maria silva rodrigues disse:

    Recife violenta???? conversa, e o PACTO PELA VIDA exemplo para o MUNDO???Midia, Midia Midia onde o governador é expert em midia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários