Nosso voto, prefeitos e vereadores que não queremos

por Carlos Britto // 25 de abril de 2016 às 07:00

petrolina2-2As eleições municipais em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) já oferecem os primeiros sinais. Todo mundo comenta suas escolhas e os candidatos a prefeito que têm mais simpatia ou intenção de votos. Poucos falam dos vereadores. Além deles mesmos, que já correm de canto a canto atrás de votos, e estão certos.

Mas nós também precisamos fazer a nossa parte e escolher com cuidado. Câmara de Vereadores é lugar de gente que tenha discernimento e competência para fiscalizar o poder Executivo. Eleger amigo, parente ou coligado somente para lhes dar um emprego é uma irresponsabilidade com graves consequências.

Para ser vereador não precisa ser doutor ou ter as melhores graduações universitárias, mas é necessário que não seja um ignorante ou subserviente. Pior: não pode ser um interesseiro ou desonesto.

Para quem gosta de reclamar que as coisas não funcionam, que político é tudo igual e que o país não tem jeito, está chegando a hora de fazer a sua parte.

É hora de escolher um prefeito responsável, ético e que tenha a capacidade de trazer para o município investimentos e cuidar da cidade com responsabilidade, criatividade e espírito público.

Já para vereador, avalie bem sua história, suas convicções e sua capacidade de ser um legislador ético e comprometido com as causas da comunidade, não com o seu próprio bolso ou interesse. O voto que a gente vai depositar agora vai fazer toda a diferença para o presente e o futuro de nossa cidade.

Nosso voto, prefeitos e vereadores que não queremos

  1. FMENDES disse:

    Já sei os candidatos a prefeito que não quero que ganhe, portanto não voto em nenhum deles, são eles: Adalberto Cavalcanti, Odaci Amorim e nenhum indicado por Júlio Lóssio. Quanto aos vereadores, não voto em nenhum atual.

  2. Maria disse:

    E quando você olha para as caras dos prováveis candidatos a prefeito e vereadores e não lhe inspira confiança, fazer o quê? Melhor não dar o voto. Deixe a Câmara entregue as baratas, ratos e aranhas que é menos prejudicial do que colocar lá dentro pessoas somente interessadas em si próprio e da forma mais ruim possível.

    1. Maria disse:

      Ou eu tenho confiança em votar, ou não dou voto, pois votar por votar nunca mais. Não tem que ser o menos ruim, tem que ser bom. Se não é, não elege.

  3. ELEITOR SÁBIO disse:

    EU PROCURO ELEGER AQUELE QUE TEM AS MELHORES CONDIÇÕES DE UNIR FORÇAS POLÍTICAS PARA BUSCAR RECURSOS PARA PETROLINA.NÃO VOTO PELA EMOÇÃO,NEM POR ASSISTENCIALISMO,NEM POR BEIJOS E ABRAÇOS,NEM PELO OBA OBA,NEM POR PROMESSAS MIRABOLANTES ETC.
    ATENÇÃO PETROLINA CUIDADO COM OS ESPETÁCULOS.CUIDADO COM AQUELES QUE DIZEM QUE VÃO FAZER MIL MARAVILHAS NA CIDADE,MUITO CUIDADO PORQUE AQUI É PETROLINA,CIDADE GRANDE E REQUER FORÇA POLÍTICA,GRANDES APOIOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL PARA SER BEM ADMINISTRADA.NINGUÉM VENHA PRA CA QUERER GOVERNAR SOZINHO DIZENDO QUE VAI FAZER DE PETROLINA UMA TRANSFORMAÇÃO EM GRANDES OBRAS,PORQUE NÃO VAI,SOZINHO O PESO GRANDE E NÃO VAI A LUGAR ALGUM E QUEM VAI PAGAR O PATO É A POPULAÇÃO QUE MAIS PRECISA DO PODER PÚBLICO.
    VEREADOR TEM SALÁRIO TEM QUE SER AQUELES QUE APRESENTEM IDENTIDADE PARA SERVIR A SOCIEDADE E NÃO PARA SEUS PATRÕES.
    VEJAMOS:
    O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.
    Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.
    Sua atribuição é auxiliar a administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos.
    Os Vereadores têm quatro funções principais:Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
    Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
    Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
    Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.
    FALAR EM FISCALIZAR:
    SEGUNDO AS INFORMAÇÕES IAM GASTAR MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS NO PÁTIO DE EVENTOS E ATÉ AGORA CONTINUA DO MESMO JEITO.
    PERGUNTAR NÃO OFENDE:
    VAI DAR TEMPO DE GASTAR MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS NA ESTRUTURA DO PÁTIO ATÉ JUNHO?

  4. O bem observado disse:

    “É hora de escolher um prefeito responsável, ético e que tenha a capacidade de trazer para o município investimentos e cuidar da cidade com responsabilidade, criatividade e espírito público. Já para vereador, avalie bem sua história, suas convicções e sua capacidade de ser um legislador ético e comprometido com as causas da comunidade, não com o seu próprio bolso ou interesse.”

    PQP!!! Quem????? Se todo mundo que põe o rabo na cadeira de prefeito e de vereador passa a agir da mesma maneira que os outros? Não prometendo o que cumpriu, propondo titulo de cidadão, discutindo bobagem na câmara, e coisas muito piores?!?! Não tem isso de rsponsável e ético não!!! É só chegar no poder que todos poem suas mãozinhas de fora e sempre, sempre sempre ficam aquém do que a comunidade espera!

  5. Coxinha disse:

    A foto que ilustra a reportagem é velha, hein? Vamos atualizar e botar uma mais atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários