As eleições municipais em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) já oferecem os primeiros sinais. Todo mundo comenta suas escolhas e os candidatos a prefeito que têm mais simpatia ou intenção de votos. Poucos falam dos vereadores. Além deles mesmos, que já correm de canto a canto atrás de votos, e estão certos.
Mas nós também precisamos fazer a nossa parte e escolher com cuidado. Câmara de Vereadores é lugar de gente que tenha discernimento e competência para fiscalizar o poder Executivo. Eleger amigo, parente ou coligado somente para lhes dar um emprego é uma irresponsabilidade com graves consequências.
Para ser vereador não precisa ser doutor ou ter as melhores graduações universitárias, mas é necessário que não seja um ignorante ou subserviente. Pior: não pode ser um interesseiro ou desonesto.
Para quem gosta de reclamar que as coisas não funcionam, que político é tudo igual e que o país não tem jeito, está chegando a hora de fazer a sua parte.
É hora de escolher um prefeito responsável, ético e que tenha a capacidade de trazer para o município investimentos e cuidar da cidade com responsabilidade, criatividade e espírito público.
Já para vereador, avalie bem sua história, suas convicções e sua capacidade de ser um legislador ético e comprometido com as causas da comunidade, não com o seu próprio bolso ou interesse. O voto que a gente vai depositar agora vai fazer toda a diferença para o presente e o futuro de nossa cidade.
Já sei os candidatos a prefeito que não quero que ganhe, portanto não voto em nenhum deles, são eles: Adalberto Cavalcanti, Odaci Amorim e nenhum indicado por Júlio Lóssio. Quanto aos vereadores, não voto em nenhum atual.
E quando você olha para as caras dos prováveis candidatos a prefeito e vereadores e não lhe inspira confiança, fazer o quê? Melhor não dar o voto. Deixe a Câmara entregue as baratas, ratos e aranhas que é menos prejudicial do que colocar lá dentro pessoas somente interessadas em si próprio e da forma mais ruim possível.
Ou eu tenho confiança em votar, ou não dou voto, pois votar por votar nunca mais. Não tem que ser o menos ruim, tem que ser bom. Se não é, não elege.
EU PROCURO ELEGER AQUELE QUE TEM AS MELHORES CONDIÇÕES DE UNIR FORÇAS POLÍTICAS PARA BUSCAR RECURSOS PARA PETROLINA.NÃO VOTO PELA EMOÇÃO,NEM POR ASSISTENCIALISMO,NEM POR BEIJOS E ABRAÇOS,NEM PELO OBA OBA,NEM POR PROMESSAS MIRABOLANTES ETC.
ATENÇÃO PETROLINA CUIDADO COM OS ESPETÁCULOS.CUIDADO COM AQUELES QUE DIZEM QUE VÃO FAZER MIL MARAVILHAS NA CIDADE,MUITO CUIDADO PORQUE AQUI É PETROLINA,CIDADE GRANDE E REQUER FORÇA POLÍTICA,GRANDES APOIOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL PARA SER BEM ADMINISTRADA.NINGUÉM VENHA PRA CA QUERER GOVERNAR SOZINHO DIZENDO QUE VAI FAZER DE PETROLINA UMA TRANSFORMAÇÃO EM GRANDES OBRAS,PORQUE NÃO VAI,SOZINHO O PESO GRANDE E NÃO VAI A LUGAR ALGUM E QUEM VAI PAGAR O PATO É A POPULAÇÃO QUE MAIS PRECISA DO PODER PÚBLICO.
VEREADOR TEM SALÁRIO TEM QUE SER AQUELES QUE APRESENTEM IDENTIDADE PARA SERVIR A SOCIEDADE E NÃO PARA SEUS PATRÕES.
VEJAMOS:
O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.
Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.
Sua atribuição é auxiliar a administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos.
Os Vereadores têm quatro funções principais:Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.
FALAR EM FISCALIZAR:
SEGUNDO AS INFORMAÇÕES IAM GASTAR MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS NO PÁTIO DE EVENTOS E ATÉ AGORA CONTINUA DO MESMO JEITO.
PERGUNTAR NÃO OFENDE:
VAI DAR TEMPO DE GASTAR MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS NA ESTRUTURA DO PÁTIO ATÉ JUNHO?
“É hora de escolher um prefeito responsável, ético e que tenha a capacidade de trazer para o município investimentos e cuidar da cidade com responsabilidade, criatividade e espírito público. Já para vereador, avalie bem sua história, suas convicções e sua capacidade de ser um legislador ético e comprometido com as causas da comunidade, não com o seu próprio bolso ou interesse.”
PQP!!! Quem????? Se todo mundo que põe o rabo na cadeira de prefeito e de vereador passa a agir da mesma maneira que os outros? Não prometendo o que cumpriu, propondo titulo de cidadão, discutindo bobagem na câmara, e coisas muito piores?!?! Não tem isso de rsponsável e ético não!!! É só chegar no poder que todos poem suas mãozinhas de fora e sempre, sempre sempre ficam aquém do que a comunidade espera!
A foto que ilustra a reportagem é velha, hein? Vamos atualizar e botar uma mais atual.