Notificações sobre doenças causadas pelo Aedes em Juazeiro têm redução

por Carlos Britto // 17 de junho de 2022 às 12:27

Foto: Pedro Ângelo/Ascom PMJ/Sesau

As ações da Secretaria de Saúde (Sesau) estão ajudando a reduzir a proliferação do Aedes aegypti em Juazeiro (BA). Além dos trabalhos diários dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), estão sendo organizados mutirões aos sábados nos locais com os maiores Índices de Infestação Predial, seja na sede ou na zona rural do município. O ‘Dengue Zap’ também tem sido um canal eficiente de comunicação entre a população e a prefeitura.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias da Sesau, Núbia Almeida, desde sua instalação o ‘Dengue Zap’ recebeu 152 denúncias, mas atualmente o número diário de mensagens tem reduzido.

Percebemos uma queda nas informações de possíveis focos do mosquito pelo nosso ‘Dengue Zap’. Este canal de comunicação recebia, por dia, em torno de 12 informações sobre possíveis focos. Atualmente, estamos recebendo no máximo 4 ou 5″, disse. O contato é (74) 9 8827-9832, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e recebe apenas mensagens.

A queda das notificações está diretamente relacionada à intensificação das ações. Aos sábados, bairros e comunidades da zona rural, que possuem alto Índice de Infestação Predial, recebem uma força-tarefa. Cerca de 80 ACEs circulam pela localidade em busca de focos do mosquito e também realizam trabalho educativo junto aos moradores. “Já estivemos em oito localidades e notamos uma queda nas notificações, principalmente por onde estivemos com os mutirões. Além da fiscalização, orientamos as pessoas. Um simples trabalho de verificar a própria casa já faz um efeito enorme“, destacou Núbia.

Próximo mutirão

Neste sábado (18), o mutirão de combate ao Aedes aegypti será realizado no bairro Jardim Vitória, a partir das 8h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários