Notificada por mancha no Velho Chico, Chesf garante que vem procurando apurar causas do fenômeno

por Carlos Britto // 27 de abril de 2015 às 06:40

mancha no rio sfA Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) se posicionou acerca de uma estranha mancha que surgiu nas águas do Velho Chico, no Reservatório de Xingó. Por meio de nota, a Chesf ressaltou que desde o último dia 9 de abril vem interagindo com órgãos ambientais e de pesquisa, monitorando a mancha – conhecida cientificamente como Ceratium furcoide – e procurando apurar as causas mais prováveis e minimizar os efeitos desse fenômeno.

A Chesf tem enviado relatórios e laudos de análises para as diversas instituições, bem como tem participado de reuniões institucionais, a exemplo das reuniões com os órgãos ambientais e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, na busca de soluções para resolver o problema”, diz a nota.

Nesse sentido a Companhia e o Operador Nacional do Sistema (ONS) vêm implantando operações de pulsos de vazão com o objetivo de diluir a mancha. Tais operações vêm surtindo efeitos, com diminuição gradativa da dimensão e densidade da mancha. Porém, até o momento ela não se dispersou por completo.

Informamos ainda que o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) enviou para a Chesf um auto infração por entender que a empresa contribuiu para o desequilíbrio, resultando no aparecimento da mancha. A Chesf irá responder à Notificação emitida pelo IMA dentro dos prazos legais”, fecha a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários