Este Blog já publicou várias matérias sobre fugas de internos de duas unidades do sistema Socioeducativo do Estado em Petrolina – o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) e a Casa de Semiliberdade (Casem). No último final de semana, por exemplo, mais uma fuga aconteceu. De acordo com informações, um interno da Case/Funase foi ao dentista e escapou durante o percurso. Mas o pior mesmo é que, segundo o Blog foi informado, o interno foi ao Casem e assaltou os agentes do local e ainda teria libertado dois jovens que estavam internados.
A situação de vulnerabilidade coloca em xeque a atuação e segurança dos agentes, segundo nota divulgada pelo sindicato da categoria em Pernambuco (Sindasepe). De acordo com a nota, essa situação ocorrida em Petrolina “mostra, mais uma vez, a falta de estrutura e planejamento na parte da segurança em todas as unidades de internação para menores infratores do estado de Pernambuco, repetindo a fragilidade e falta de competência da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase)”.
A informação do sindicato é que a quantidade de agentes estaria inadequada, não só em Petrolina, mas em todo o Estado. “No dia do fato ocorrido havia 37 internos para 5 agentes, demostrando mais uma irregularidade, pois conforme a lei, são 3 internos para um agente atender dentro da unidade. Vale ressaltar que são 3 internos para um agente, só dentro das unidades; as atividades fora da unidade sempre serão 2 agentes para 1 socioeducando”, ressalta o Sindasepe, informando que vai encaminhar o caso às autoridades. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil. O Blog deixa o espaço reservado ao Governo do Estado, caso queira se pronunciar.
ESSA QUESTÃO QUE OCORREM COSTUMEIRAMENTE NESSAS UNIDADES PRISIONAIS DA FUNASE,DIGO UNIDADE PRISIONAL ,POR QUE NA VERDADE ESSE É O LADO OBSCURO QUE ALEI ESCONDE PRA SOCIEDADE.
BEM AINDA FALANDO SOBRE ESSAS REBELIÕES E TUMULTOS CAUSADOS PELOS INTERNOS , SÃO FALHAS , DESPREPAROS E FALTA DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO.
É PRECISO QUE AS UNIDADES FUNASE ADOTEM UMA FORMA MAIS EFICAZ COM ESSES MENORES EM CONFLITOS COM A LEI.
SERIA NECESSÁRIO UMA DISCIPLINA MAIS SEVERA JA QUE ELES NÃO TIVERAM NOS SEUS CONVIVIOS FAMILIARES ,ALEI AINDA CONTINUA MUITO FROXA,ABRINDO MÃO DE TUDO BENEFICIANDO ESSES JOVENS QUE NÃO SÃO BOA COISA.