O Governo de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (8), em Olinda (Região Metropolitana), uma nova modalidade do programa habitacional ‘Morar Bem PE’, chamada Reforma no Lar. O programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores de regiões vulneráveis de Pernambuco, com foco em residências chefiadas por mulheres.
O programa oferecerá reparos nas residências, com um orçamento de até R$ 18 mil por casa, assistência técnica de arquitetura e engenharia para as famílias beneficiadas. O investimento total nesta modalidade será de R$ 50 milhões.
O Reforma no Lar visa a melhorar a qualidade de vida das famílias de áreas urbanas. Os serviços incluem reparos estruturais e funcionais, como divisão de cômodos em casas onde famílias dormem no mesmo espaço, rebocos de parede, instalação de portas, infraestrutura elétrica e hidráulica, instalação de kits de banheiro, entre outros. As melhorias serão indicadas pelos próprios moradores para atender às necessidades de cada família.
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, será a responsável por coordenar e executar essas reformas. As equipes realizarão visitas técnicas para cadastrar famílias, com base nos dados do IBGE. A prioridade serão os domicílios de alvenaria sem revestimento e que abriguem pessoas abaixo da linha de pobreza. Marise Ferreira, representante do Comitê Popular de Luta Condor Cabo Gato (primeira comunidade beneficiada), comentou que o programa “irá melhorar a qualidade de vida de toda os moradores”. Segundo ela, “a iniciativa é especialmente importante para as mulheres que desejam reformar suas casas, mas não têm condições”.