A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou na manhã de quinta-feira (19) mais uma operação de combate à criminalidade. Batizada de ‘Assum Preto’, a ação teve o objetivo de identificar e desarticular um grupo acusado de homicídios no Sertão do Estado.
A investigação foi iniciada em outubro de 2023. Foram cumpridos ontem cinco mandados de prisão e 12 de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Exu, nas cidades de Exu, Bodocó, Araripina e Moreilândia, no Araripe; Petrolina, no Sertão do São Francisco; além de Carapebus (RJ).
Na execução foram empregados 60 policiais civis – entre delegados, agentes e escrivães. Os presos e materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Exu e de Ouricuri.
A operação é vinculada à Diretoria Integrada do Interior (Dinter) II e coordenada pela 24ª Delegacia Secional (DESEC). Os trabalhos investigativos foram assessorados pela Diretoria de Inteligência (Dintel) da PCPE), contando com o apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE)/PCPE, da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).
É louvável a operação e sempre deve ser feita. Que os resultados sejam de fato punidos com a severidade merecida e não seja mais uma LAVA JATO, onde os culpados hoje estão acusando os agentes da Lei e Justiça e o pior estão tendo sucesso.