Como parte de estratégias adotadas pela Coordenação Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), a Polícia Federal (PF) – por meio de sua delegacia em Salgueiro (PE), no Sertão Central – concluiu a primeira fase da Operação Phaseoli I. A ação, que aconteceu de 29 de janeiro ao último dia 9 de fevereiro, erradicou e destruiu quase 172 mil pés de maconha, além de 50 mil mudas que estavam em 26 plantios.
A erva cultivada foi localizada através de levantamentos feitos pela PF em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores e Parnamirim – todas no Sertão pernambucano.
Caso os 172 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado, daria para se produzir 57 toneladas do produto entorpecente. A operação contou com a participação de policiais federais, civis, militares e integrantes do exército. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves da CAOP (Coordenação de Avião Operacional da PF em Brasília). Phaseoli, que deu nome à operação, é um fungo que destrói plantações.