A presidente da Casa Plínio Amorim, vereadora Maria Elena (PSB), andava até animada com a possibilidade de rever a decisão de aumentar o número de vagas para a próxima legislatura. Tinha até ido recentemente a Cabrobó (PE), onde por lá os vereadores podem bater o martelo por 13 vagas, após terem definido 12 para a próxima legislatura.
Mas a nova realidade financeira da Câmara Municipal de Petrolina a fez mudar de ideia. E ela explicou ao Blog o porquê.
Segundo Maria Elena, se a Câmara passasse a ter 23 representantes, aos invés dos 19 aprovados, a gestão do próximo presidente poderia ficar seriamente comprometida diante do que reza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E a dela também.
Ela explicou que o principal fator deve-se ao número definitivo da população de Petrolina, que atualmente está em 305 mil habitantes. Com isso o repasse mensal de recursos do Executivo ao Legislativo (o Duodécimo) cairá de 6% para 5%.
“Não podemos comprometer com despesas mais do que 70% do repasse”, justificou Maria Elena, acrescentando que precisa também obedecer ao limite prudencial com a despesa de pessoal da Casa Plínio Amorim. O repasse do Duodécimo do Executivo para o Legislativo de Petrolina fica em pouco mais de R$ 800 mil. Ela até reforçou que deverá haver mesmo um “enxugamento” no número de assessores que cada vereador terá, a partir de 2013. Hoje são nove para cada vereador, mas a nova realidade, segundo Maria Elena, reduzirá esse número para seis assessores, no máximo.
Para bom entendedor, meia palavra basta. Não aumenta a representatividade na Câmara para não afetar o bolso. Quando poderia dar um aumento menor aos subsídios dos edis, a Presidente defendeu 100%. Neste caso, não pensou no repasse do duodécimo…
Nunca vi tanto acessor pra ajudar a fazer nada. É muita vagabundagem esse pais.
Professor ganha 800 reais e da conta do trabalho sem acessor.
Gente nao faz nada, nao serve pra nada, ganha 6.000, quer ganhar 12.000 e ainda tem 9 sangue-sugas pra ajudar.
DEVERIA RETIRAR O NOME DE “PLINIO AMORIM” DESSA CASA.
ESSA CASA É UMA VERGONHA PARA NÓS.
o que 9 ou 6 acessores de vereador faz?no minimo falar da vida alheia… e muita gente ganhando dinheiro sem fazer nada.
Isso é um absurdo.
Um repasse nesse valor e ainda dizer que não pode para não afetar o bolso deles.
Que vergonha meu Deus!
Será que eles não pensam naqueles que precisam também, e quantos empregos vai ser gerado com mais vereadores???
Que Deus ilumine a cabeça desses vereadores e deixem de ser tão ambiciosos.
Vereador nao gera emprego, gera desperdício de dinheiro publico e só.