Nova safra de políticos de Petrolina reforça história de vida de Osvaldo Coelho

por Carlos Britto // 04 de novembro de 2015 às 07:36

Osvaldo Coelho Foto3

Pertencentes à nova safra de políticos sertanejos, os deputados estaduais Miguel Coelho e Lucas Ramos, além do federal Fernando Filho – todos do PSB – enalteceram a história de vida do ex-deputado Osvaldo Coelho, falecido aos 84 anos no último domingo (1).

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Miguel Coelho destacou o exemplo de homem público deixado por Osvaldo, que foi um dos responsáveis pela implantação da Univasf e dos perímetros irrigados de Petrolina. “Até seus últimos momentos ele continuava exigindo novos investimentos e melhorias para o sertão que tanto amava”, afirmou.

Miguel lamenta pela oportunidade que não teve em conviver politicamente com Osvaldo, mas destacou que tem muito a aprender com a história do seu tio-avô “para que possamos nos inspirar nos dias de luta que ainda iremos travar em Petrolina e sempre colocar a nossa cidade acima dos interesses pessoais”, declarou.

Lucas Ramos seguia na mesma linha, lembrando da constante preocupação de Osvaldo com o semiárido nordestino. O vice-líder do Governo também salientou as conquistas alcançadas por Osvaldo ao longo dos seus 52 anos de vida pública. “Devemos a implantação da Univasf, da Escola Técnica de Petrolina e dos projetos públicos de irrigação a ele, que sempre estava lutando para fortalecer os mais fracos”, disse.

Lucas aproveitou para relembrar um dos últimos momentos em que esteve ao lado do líder sertanejo. “Foi no dia do aniversário da cidade, 21 de setembro. Sentado em sua poltrona na casa de Dona Josefa Coelho, sua mãe, Doutor Osvaldo me deu uma inspiradora aula de história política. A luta dele pelo desenvolvimento de Petrolina vai continuar, porque também é minha“, assegurou o deputado.

Homenagem

Na Câmara dos Deputados, o líder do PSB, Fernando Filho, foi mais um a reconhecer o legado deixado por Osvaldo para Petrolina e o Sertão pernambucano. Lembrando que o ex-deputado gostava de autodenominar um “deputado distrital”, Fernando Filho reforçou as conquistas que Osvaldo ajudou a pavimentar para a região, como a Univasf (onde foi velado no último domingo).

Apesar de ter crescido em meio a uma briga política na Família Coelho, que rompeu politicamente em 1986, Fernando Filho não deixou de ressaltar os embates no ‘campo das ideias’ que seu pai, Fernando Bezerra Coelho, teve com Osvaldo. O próprio parlamentar, que está em seu segundo mandato, chegou a disputar voto com o seu tio-avô em 2006 e 2010. “Sempre tivemos um debate de quem faz mais pela região”, lembrou.

Para Fernando Filho, de Osvaldo vai ficar a “intransigência, paixão e teimosia” que tinha pelas coisas do semiárido. “Osvaldo, sem dúvida, deu uma contribuição importante para Petrolina ter se transformado no que é hoje”, destacou o deputado, deixando claro que o legado dele não vai se perder porque os mais jovens irão carregar sua história de vida dos mais experientes.

O deputado socialista aproveitou seu discurso para anunciar que apresentou uma indicação sugerindo à presidente Dilma Rousseff para dar o nome de Osvaldo ao Campus Sede da Univasf, em Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários