Sob protestos da categoria, começam a valer neste sábado (2) as novas regras para motoboys e mototaxistas exercerem a profissão no Brasil.
Quem descumpri-las poderá ser multado e ter a moto apreendida para regularização. Porém, caberá aos estados decidir se as autuações também serão feitas a partir de hoje.
O item mais polêmico das novas regras é a exigência de um curso de capacitação para os motoboys e mototaxistas. As aulas devem ser dadas por uma instituição autorizada pelos Detrans e podem ser pagas ou gratuitas -fica a cargo do estado e dos municípios decidirem.
A Associação Nacional dos Detrans pediu, na última quinta (31/01) que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinasse o adiamento da fiscalização com multas por causa do “alto custo dos cursos”, “alto curso dos equipamentos exigidos”, “número reduzido de instrutores capacitados” e “número reduzido de instituições capacitadas para os cursos”.
Manifestação
Pelos mesmos motivos, o sindicato que representa a categoria no estado de São Paulo organizou um protesto na sexta (1º) que percorreu diversos pontos da cidade, causando lentidão no trânsito. Os Detrans sugerem que a fiscalização comece de forma educativa e cobre, a partir de junho, os equipamentos de segurança obrigatórios, e que só a partir de setembro seja cobrado o curso. (Fonte: G1)
Sinceramente tem uns CAPACETES que colocam para os usuarios usar………… Não tem condições. É um PERIGO de SUJO.
Tem que ter mais RIGOR na FISCALIZAÇÂO para uso dos mesmos.
mesmos que eles são usados por varios usuarios por dia é um agente transmissor de bacterias, TEM QUE SER UM CAPACETE ABERTO E VENTILADO.
Tem modelos especificos
EPTTC observe esse item de SEGURANÇA.