Uma programação intensa realizada no dia de ontem (27) pela Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE), Sertão Central, levou uma série de serviços gratuitos à população masculina dentro da campanha ‘Novembro Azul’, que chama atenção para ações de prevenção e combate ao câncer de próstata.
A ação coletiva aconteceu no Centro de Orientação e Aconselhamento em DST/AIDS – COAS, durante uma manhã de diversas atividades de saúde para os homens, com aferição de pressão, glicemia, teste rápido de HIV e Sífilis, palestras sobre prevenção de DSTs, distribuição de preservativos e corte de cabelo.
Todo homem pode realizar os exames preventivos, mas é incentivada e orientada, essencialmente, a participação daqueles que estejam na faixa etária a partir dos 45 anos para quem tem histórico de câncer de próstata na família ou que sejam da raça negra. Também é indicado para os pacientes que apresentarem sintomas da doença como dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e no sêmen.
Tabu
A coordenadora de Unidades Básicas, Vania Rodrigues de Araújo, ressalta a importância dessa ação continuada. “Nossa equipe está aqui hoje para orientar, prevenir e conscientizar que é necessário o acompanhamento frequente. Para tentar quebrar esse tabu em relação ao exame de próstata, que não vai denigrir do homem, e sim servirá para protegê-lo de doenças que podem levar a morte”, explicou.
O agricultor João Barbosa, 76 anos, residente do Sítio Alazão, foi um dos primeiros a chegar para garantir a vaga. “Acho muito importante esse tipo de iniciativa e parabenizo toda a equipe. Pude realizar vários exames que se fosse particular não teria como pagar”, disse. (fonte/foto: Ascom PMS)