Um nova reengenharia política pode estar em curso para montagem da chapa majoritária do governador Eduardo Campos em 2010. A articulação passaria principalmente pela abertura da vaga de vice, ocupada atualmente por João Lyra (PDT), e pela reserva de um lugar de destaque para o pedetista no futuro. Em jogo estaria a garantia de uma cadeira na composição do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas o espaço destinado a João Lyra, como forma de compensá-lo pela fidelidade ao governador, não estaria disponível de imediato.
A próxima vaga a surgir no TCE é do Ministério Público de Contas, e será aberta após a aposentadoria do conselheiro Fernando Correia, em 2011. Mas a segunda, a ser preenchida por escolha do próximo governador eleito, seria destinada a João Lyra – isso se Eduardo for reeleito. A terceira, por sua vez, será de indicação da Assembleia Legislativa. Como, via de regra, o Executivo exerce influência sobre o Legislativo, o futuro governador indicará os doispróximos conselheiros. Na sequência da lista de aposentaria estão o presidente Severino Otávio e Romário Dias. Especula-se, porém, que Otávio poderia abrir mão do cargo, antecipando sua aposentadoria em cinco anos, para se candidatar a deputado estadual. Tudo com as bênção de Eduardo Campos.
A rearrumação seria motivada pelo interesse que têm pela vice o PT e o PSB. Segundo um integrante da alta cúpula do Palácio das Princesas, há seis meses Eduardo já teria feito uma sondagem sobre as futuras vagas do TCE. Ao mesmo tempo, teria cogitado a candidatura da filha de João Lyra, Raquel Lyra, para a Assembleia. Assim, sem deixar de contemplar o PDT, ficaria livre para negociar o cargo de vice, além das duas vagas ao Senado. Com a vice liberada, Eduardo indicaria o ex-prefeito João Paulo (PT) para a vaga e, para o Senado, o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB).
Procurado, Severino Otávio admitiu que vem sendo pressionado pelas lideranças de Bezerros para voltar a disputar um mandato Legislativo. Além de ex-prefeito e ex-vereador, ele foi deputado de 78 a 86 como representante do município. “O pessoal quer que eu seja. Tanto a prefeita (Bete Lima, PR) quanto o ex-prefeito (Marcondes Borba. PT). Mas no momento não é possível. Na hora em que é convocada a pessoa pensa, mas só os votos de Bezerros não são suficientes para garantir uma eleição. Não posso dizer que dessa água não beberei. Mas não faz parte dos meus planos. Estou muito tempo fora da política”. João Lyra foi procurado por telefone, mas não retornou a ligação.
O pleno do TCE conta com sete conselheiros:
1 vaga de livre escolha do governador
4 vagas são da Assembleia Legislativa
1 vaga é reservada ao Ministério Público de Contas
1 vaga é destinada a um auditor de carreira do TCE
Atuais integrantes do pleno do TCE:
Severino Otávio – presidente
Fernando Correia – vice-presidente
Tereza Duere – corregedora
Marco Loreto – conselheiro
Carlos Porto – ouvidor
Romário Dias – conselheiro
Valdecir Pascoal – diretor da Escola de Contas
Salário de um conselheiro – R$ 24 mil bruto
Eu sempre achei que uma saida haveria de ser encontrada. Pernambuco não pode perder a capacidade encarnada em FBC, bem como o Sertão Pernambucano não pode continuar à margem das grandes decisões do Estado. O pouco tempo de Fernando neste Governo de Eduardo, já foi suficiente para todos entenderem o porquê a nossa região pulsa tão forte no Estado.
Na história política de Petrolina destaca-se um sangue nativo que com muito trabalho tornou esta região tão atrativa para tantos irmãos que imigraram e aqui se estabeleceram. Por esta razão os filhos daqui e os que aqui chegaram entendem que aventureiros não podem esquentar lugar no poder municipal. O eleitorado daqui também erra, mas oportunamente saberá reparar o erro, até porque ele tinha que errar e escolheu o erro menor.
DESCULPE AI, CARLOS BRITTO. MAS A VAGA QUE CABE AO PT É O PT QUEM INDICA E O PT DE PERNAMBUCO NÃO INDICARIA JOÃO PAULO, PIOIS ESTE JÁ DEU SINAIS DE INSTABILIDADE DENTRO DA ALIANÇA E TAMBÉM DENTRO DO PARTIDO. O NOME MERECIDO É O DE HUMBERTO COSTA QUE TEVE UM ATO DE GRANDEZA AO ADERIR, SEM NENHUMA EXIGÊNCIA, À CAMPANHA DO SEGUNDO TURNO DE EDUARDO, SENDO DECISIVO PARA SUA VITORIA EM 2006, E TEM FEITO UM TRABALHO EM TODO ESTADO DE PE, COM A SECRETARIA DAS CIDADES, TÃO BEM CONDUZIDA POR HUMBERTO. ESSA (ABERTURA DA VAGA DE VICE PARA O PT), LEIA-SE HUMBERTO COSTA PARA VICE É A ÚNICA POSSIBILIDADE QUE FERNANDO TEM DE SONHAR COM A CADEIRA NO SENADO FEDERAL. TEM INCLUSIVE O NOSSO APOIO
É uma matemátca escandalosa. O Romário já vai se aposentar, vão fazer o mesmo com o João Lyra que quer se aposentar mamando na vitalicidade do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, como é bom ser influente e amigo do rei.