Os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (13) a matriz de habilidades que serão incluídas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação Fernando Haddad, que afirma que um modelo de prova será divulgado “o quanto antes” para que agilizar a preparação dos estudantes. “A partir deste momento, se inicia um processo de reforma curricular do ensino médio”, declarou.
Conforme o titular, a medida pretende aplicar ao menos duas provas por ano e já em 2010 haverá avaliação de língua estrangeira. Ainda não se sabe quantas universidades devem aderir ao novo vestibular. O documento que detalhará o conteúdo das avaliações será divulgado nesta quinta-feira (14) no portal do MEC na internet.
Grande Ministro, esse novo modelo de vestibular já vei com 70 anos de atraso. Precisamos agora fazermos uma nova modificação que é os alunos fazerem as provas apenas no ultimo ano e sim durante os três anos do ensino médio, sendo essa média válida para o ingresso na universidade.
Hoje Gonzaga Patriota deu uma declaração criticando veemente a forma como o ENEM foi empurrado à Sociedade. Finalmente, o Deputado falou uma coisa que vai ao encontro do pensamento do povo do Sertão. Esse ENEM vai acabar com as esperanças da gente das regiões menos desenvolvida.