Mesmo em campo oposto ao do grupo do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, do qual faz parte o prefeito de Petrolina Simão Durando (UB), o novo superintendente da 3ª Regional da Codevasf, Edilázio Wanderley – que será empossado oficialmente nesta quinta-feira (24) – deixou claro que sua gestão não será conduzida por cores partidárias. Pelo contrário: ele assegurou estar disposto a receber a colaboração de todas as lideranças regionais, sobretudo em relação a emendas parlamentares.
Segundo Edilázio, muitas vezes quem está próximo à população onde a Codevasf atua são os políticos, os quais conseguem trazer a ideia de como o órgão federal pode gerar o desenvolvimento dentro de suas áreas de atuação. “Acho que o processo das emendas destinadas à Codevasf só mostra a importância que ela tem, porque sabem que a gente pode entregar serviços que muitas vezes, em outros órgãos públicos, acabando ficando inviabilizados”, ponderou.
Um bom exemplo disso é o maquinário agrícola que chega a associações de produtores nos municípios, fruto de emendas de bancada e orçamentárias do governo, via deputados e senadores. Com uma boa experiência que já reúne na vida pública ao ocupar cargos como o de secretário de Desenvolvimento Social no Governo Paulo Câmara, Edilázio diz ter conquistado a credibilidade suficiente para abrir diálogo todas as forças políticas, independente de que lado estejam.
“Chegamos aqui tendo como um dos objetivos reforçar a institucionalidade da Codevasf. Dentro desse perfil, como gestor nós iremos buscar todos os parlamentares federais, e também os nossos deputados e senadores, para que possamos fortalecer os projetos e ações que a Codevasf tem a contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco. Temos que ter o compromisso, antes de tudo, de que podemos entregar ações para ajudar a melhorar a vida dos pernambucanos através da Codevasf (…) onde a Codevasf não puder ajudar, também não vai atrapalhar”, pontuou.