O escritor, professor acadêmico e incansável pesquisador de temáticas diversas e intrigantes para a história da humanidade, Aroldo Ferreira Leão, acaba de tirar do forno seu novo livro, ‘Euclides e a Incomensurabilidade: O profundo tear das abrangências’, que será lançado/autografado presencialmente nesta sexta-feira (3), às 19h30, no Cineteatro da Univasf (Campus Sede), em Petrolina (PE).
A nova obra de Aroldo tem como objetivo mostrar a importância da matemática grega nos dias atuais através de um estudo sobre a incomensurabilidade na Grécia Antiga, que atualmente é conhecida por números irracionais. Composta por 13 livros, a obra ‘Os Elementos’ foi escrita pelo matemático grego Euclides. Inspirado pelo livro X, é o décimo que compõe a obra deste matemático, o pesquisador que integra o Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf.
O livro, adianta Aroldo, surgiu em função de sua tese de doutorado do pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Unesp, sob a orientação do professor Irineu Bicudo, que foi o tradutor da obra ‘Os elementos’ de Euclides. Ao longo das 554 páginas, Aroldo Leão faz um estudo das 115 proposições do livro X de Euclides, apresentando exemplos para os leitores e utilizando autores que também já estudaram a incomensurabilidade.
“A produção da obra levou cerca de dois anos, após a leitura de mais de uma centena de livros e uma imersão completa no universo grego na época de Euclides”, adianta Aroldo, pontuando que o livro evidencia a matemática praticada na Grécia antiga e que contribuiu decisivamente para a matemática desenvolvida nos dias atuais. “O livro X de Os Elementos é tido como o mais difícil e merecia uma análise rigorosa de todas as suas 115 proposições”, aponta.
Idealização
Incansável pesquisador, com 177 livros publicados, ele conta que a ideia para a elaboração dessa obra surgiu a partir das concepções de Irineu Bicudo, mostrando que comentar o livro X resultaria numa grande pesquisa. “Com Bicudo me aprimorei no grego e no latim, aprendi a realizar traduções e mergulhei profundamente no universo da Grécia”, relata o professor, engenheiro elétrico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Com uma rica produção que trilha por vários gêneros literários, Leão tem participação em 50 antologias, entre elas a obra “Flora das Caatingas do Rio São Francisco”, ganhadora do Prêmio Jabuti em 2013, na qual Leão escreveu o terceiro capítulo. ‘Euclides e a incomensurabilidade: O profundo tear das abrangências’ pode ser encontrado na livraria do Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA), e nos sites das editoras Chiado Books, Atlântico Editora, Saraiva e Martins Fontes Paulista.
Garantirei o meu! Professor de qualidade!