Novo mínimo amplia perdas de aposentados

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2009 às 16:45

aposentados

O aumento de 9,03% do salário mínimo, que ficará em R$ 507 em 2010, distancia cada vez mais o reajuste dos aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 465. Pelo acordo firmado pelo governo eles terão ganho real de 2,5%, que não dá sequer para repor as perdas acumuladas de 4% resultantes da diferença entre a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a inflação real dos últimos dez anos. Enquanto a fórmula do mínimo garante a reposição da inflação mais o crescimento da economia do ano anterior, os segurados que ganham acima do mínimo só terão o INPC e metade do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008.

Hoje, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo detalha em coletiva o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e confirma o novo valor do mínimo.

A última vez que o grupo de 8,5 milhões de segurados do INSS obteve ganho real foi em 1996. De lá para cá é aplicada a inflação pelo INPC. Este ano o reajuste foi de 5,32% enquanto os que ganham o salário mínimo tiveram reajuste de 12,05%.

Segundo o advogado Paulo Perazzo, especialista em direito previdenciário, o acordo não corrige as distorções. Ele lembra que o governo define o percentual de aumento antes do fechamento da inflação em dezembro. Quando vai aplicar o aumento em fevereiro diminui o valor porque há uma diferença entre o INPC projetado e a inflação real do ano anterior. “Como o INPC é subavaliado só para zerar essa perda seria necessário 4% de aumento”, aponta.

Novo mínimo amplia perdas de aposentados

  1. Luis Santana disse:

    O tratamento que o governo Lula estar dando aos aposentados é lamentavel, logo êle que era uma esperança para os velhios que via nêle um presidente capaz de tira-los da lata do lixo, e colocado-lhes na lata da dignidade, do respeito e da moralidade, como ele prometinha nas epócas de capanhas por isso os aposentados acreditor nas promessas mentirosas do presidente. meus caros amigos meu aposentados, não vamos perder as esperança se isso fizermos perderemos o sentido de viver, vamos aguardar o próximo capítulo dia 04/11/2009, neste dia vamos acompanhar as atividades da câmara dos deputados e de olhos bem abertos no Senhor Michel Temer presidente da câmara dos deputados, se vai mesmo cumprir a promessas que ele fez aos representantes dos aposentados no dia 27/10/2009, que colocaria em pauta o projeto que dar aos aposentados o mesmo percentual de aumento do salário mínimo. Se isso não acontecer, a nossa campanha irá começar contra os votos para deputados federais vamos ficar de ôlho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários