Diante da presença da prefeita Suzana Ramos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Juazeiro (BA) realizou na manhã desta quarta-feira (10) a posse e diplomação dos conselheiros tutelares eleitos. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e contou também com a participação de autoridades e membros da sociedade civil.
“Quero cumprimentar e parabenizar todos os conselheiros e conselheiras pela nobre coragem de assumir este papel tão importante, que é proteger nossas crianças e adolescentes. Sempre digo que, para ser conselheiro tutelar, a pessoa tem que ter uma missão e entender a importância dessa função para uma sociedade sadia. Espero que cada um exerça seu papel com dignidade, sensibilidade e empatia“, destacou Suzana Ramos.
O conselheiro tem o papel de promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, investigando denúncias de abuso e determinando medidas para coibi-las. Leandro Rafael, único nome novo no órgão municipal, ressaltou a sua expectativa para exercer o cargo. “Estou muito feliz, com a expectativa de muito trabalho e ciente da magnitude dessa missão. Pretendo, junto aos novos colegas, oferecer o melhor em atendimento e acompanhamento para essas famílias“, afirmou.
Linha de defesa
O município de Juazeiro possui cinco conselheiros que irão atuar na linha de defesa dos direitos ameaçados ou violados de criança e adolescente. “Unindo forças com órgãos, entidades, instituições e movimentos comunitários existentes no município, os conselheiros vêm desempenhando um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Quero agradecer os conselheiros que realizaram um belo trabalho à frente do Conselho Tutelar nesses últimos 4 anos e parabenizar Rafael, que vai iniciar seu primeiro mandato. Juntamente com a nossa prefeita Suzana Ramos, reafirmamos o nosso compromisso em dar todo o suporte às crianças e aos adolescentes da nossa cidade“, pontuou a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Nadja Dias.
Estiveram presentes na cerimônia de posse o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Francisco Pereira; representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil; os vereadores Renato Brandão, Bebeto Matias, Gleidson Azevedo, Hitallo Marcelino e Mundeco; e o secretário interino de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Rogério Rêgo.