A incidência elevada de casos de dengue em Dormentes, sertão do São Francisco, tem preocupado as autoridades de saúde do município.
A ideia é realizar um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, o causador da doença. A situação anda tão séria por lá que a vereadora Rosarinho procurou alguns veículos de imprensa em Petrolina solicitando colaboração da população no sentido de evitar a propagação da dengue.
Nunca é demais lembrar: evitar o acúmulo de água em pneus e latas velhas ou vasilhames de plantas e manter recipientes com água fechados são medidas preventivas importantes que evitam a reprodução do Aedes Aegypti.
É preciso interditar aqui em Dormentes um clube abandonado, esquecido que tem uma piscina-berço de mosquitos da Dengue.
Com certeza a epidemia surgiu de lá.
Secretaria de Saúde, vigilância sanitária, Centro de Endemias, Ministério do Meio Ambiente, etc… todo mundo pra lá.
Fecha o clube que não serve pra nada e entope a piscina.
O problema aqui em dormentes vai além do clube referido pela leitora do blog, na realidade faltam políticas de prevenção pois sabemos que a melhor solução para dengue é a prevenção, mas os responsáveis pela vigilância epidemiológica, sendo um irmão do presidente da câmara, outro dono de bar, outro sobrinho da vice prefeita não trabalham, ganham sem fazer nada, isso o prefeito e a vereadora rosarinho não enxergam, mas a população está de olho, vendo tudo. Aguardem.
A culpa é do saneamento porcaria que fizeram pela metade e não funciona ele vaza e se formam poças de agua parada….culpa tbm da vigilancia epidemiológica do município pois se esse clube está fechado, cade a vigilancia.
A vereadora deveria ter tido esta preocupacão junto a Prefeitura a tres meses atrás, quando iniciou os primeiros casos de dengue, a escola Municipal Mauricio Rolim estava cheia de pneus usados com água parada, a fonte de água da praca municipal estava cheia de água, muita gente com reservatório de água, já que vive faltando água na sede. Deixaram virar epdemia para tomar providencias.
Enfim a culpa é gestão municipal que não vê nada e não faz nada pra evitar esse tipo de situação que está em Dormentes desde novembro do ano passado, aliás cadê as secretárias de saúde? A de direito e a de fato? Será que estão de férias? Ou estão de mal com o prefeito?????/
Agora vereadora!!!! Vocês diziam que era escarlatina, que nào era dengue!!Agora acredita?
o caso da dengue é uma responsabilidade mutua, tanto da parte da administração publica. como tambem da propria população. como disse a vereadora rosarinho deve-se ter muito cuidado com vazilhas que possam acumular água a céu aberto.