Comparado a 2020, Juazeiro (BA) avançou em número de empresas abertas no período de janeiro a dezembro de 2021. O aumento corresponde a 5,8% de empresas registradas, totalizando 1.046 novos investidores. O ano encerrou com o total de 19.226 empresas. O bom resultado é fruto do empenho da prefeitura, através do trabalho de suas pastas – Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e pecuária (ADEAP), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), além de profissionais de contabilidade da região, bem como do melhor uso do ambiente virtual para simplificar e desburocratizar processos. O tempo na abertura de novos negócios caiu de 60 dias para 5 dias, uma grande conquista para Juazeiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva, destaca a importância de se diminuir a burocracia, oferecendo um serviço de qualidade e célere a quem quer investir no município. “A burocracia é um processo administrativo necessário. Mas a nossa obrigação, nossa missão como servidores públicos, é tentar diminuir ao máximo os efeitos negativos de qualquer processo. Uma grande combinação com as secretarias do município, os contadores e os órgãos que têm ligação com legalização de empresas, conseguimos em alguns casos sair de 60 dias, para a abertura de empresas em até 24 horas. É assim que nós acreditamos, desburocratizar para servir cada vez mais e melhor“, salienta.
Contadora há cinco anos, Verônica Monteiro também participou da viabilização das mudanças e comprova a redução dos prazos. “Eu percebi uma mudança muito positiva no prazo de abertura de empresas, sobretudo na cidade de Juazeiro. Esse prazo reduziu muito, tornou-se mais rápido, de modo que melhorou a nossa vida, dos contadores, melhorou a vida do empresário, e com certeza melhorando para a Prefeitura de Juazeiro, trazendo mais investidores“, comemora.
Sala do Empreendedor
De acordo com os profissionais da Sala do Empreendedor, que atuam diretamente nos serviços, o tempo para abrir empresas poderá ficar ainda menor, o que irá estimular empreendedores a investir na cidade. O espaço está situado na Praça da Misericórdia (Prédio da ACIAJ), Centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.