O número de feminicídios no Estado da Bahia apresentou queda de 5,9% entre janeiro e maio, na comparação com o mesmo período de 2022. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que atribui a boa notícia às ações conjuntas das polícias Civil e Militar que ocorrem diariamente em todo o território baiano.
De acordo com os dados computados pela polícia baiana, de 1º de janeiro a 15 de maio foram contabilizados menos dois casos do que o registrado em 2022, saindo de 34 para 32.
No acumulado do ano, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) apresentou redução de 50% dos casos, saindo de quatro para dois casos. O Interior do Estado computou menos 3,8% das ocorrências, saindo de 26 (em 2022) para 20 (em 2023).
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, detalhou que o trabalho será reforçado, com o objetivo de ampliar a redução. “Vimos na última semana que as unidades das Polícias Militar e Civil crescerão e se tornarão Batalhões e Departamentos, com os projetos de Lei enviados pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. Isso ajudará no combate”, disse.