Número de mortos em boate no Sul poderá ser ainda maior

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2013 às 14:00

enterro_2O número de mortos no incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Sul do país, pode ser bem maior do que os 233 óbitos já confirmados. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cerca de 80 sobreviventes feridos na tragédia ainda estão em estado grave.

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (28), o ministro disse que os pacientes, vítimas do incêndio ocorrido na casa noturna, recebem “cuidados intensivos”.

“Queremos manter a possibilidade de termos vagas em UTI caso seja necessário”, afirmou. Pelo menos 17 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em Santa Maria foram liberados para atender possíveis novas vítimas.

O número total de feridos espalhados por hospitais de quatro cidades gaúchas chega a 121. Em Santa Maria, são 82 pacientes internados. “São pacientes que estão em ventilação mecânica. Estes pacientes estão em estado critico“, afirmou Padilha.

Os outros 39 foram transferidos para Porto Alegre e para cidades da região metropolitana. O ministro disse que irá para a capital gaúcha ainda nesta segunda acompanhar o trabalho das equipes médicas e as condições de saúde das vítimas, muitas delas com queimaduras.

Enterro coletivo

Em meio a muita emoção, as primeiras vítimas do incêndio começaram a ser enterradas na manhã de hoje. O cemitério local, que costuma realizar cinco enterros por dia, recebeu nesta segunda 80 de uma só vez. (Fonte/foto: G1)

Número de mortos em boate no Sul poderá ser ainda maior

  1. sofocles disse:

    A culpa é de quem? O luto e a dor impingida às famílias das mais de duzentas vítimas do incêndio na casa noturna da cidade gaúcha de Santa Maria nos obriga a reflexão para além das consequências do esfacelamento das famílias que perderam seus entes queridos. A quem beneficia o discurso de que não é o momento de apontar os culpados pela tragédia? Não são poucos. Primeiro a audiência. Alheios à dor das
    famílias e à preservação da imagem das vítimas, a tragédia será exaustivamente explorada por Datenas, Sônias e Ana Marias. Em segundo, a responsabilidade política pela tragédia: A Presidente chorou. Sensibilizada como mãe, talvez. O governador também chorou a perda daqueles jovens, representando a unidade do sentimento do povo gaúcho. E o prefeito? Santa Maria é uma cidade de forte vocação universitária, com uma fabulosa estrutura de ensino superior, com destaque para a Universidade Federal. Muitos jovens, muita busca por entretenimento. Muita responsabilidade do poder público. O discurso de que não é hora para apontar os culpados, favorece de imediato à municipalidade que ganha tempo para justificar o injustificável. Não foi a queda de um avião. Isso é fatalidade. E ainda assim existirá sempre um culpado: um piloto, um operador de voo, um mecânico de aeronave. Vivemos numa realidade de negação da responsabilidade política sobre as tragédias que se repetem. Os parciais veículos da imprensa classificam as maiores chacinas relatadas na história do país, como “tragédias naturais”. Não o são. São tragédias anunciadas. Assim como os deslizamentos de terra no Rio de Janeiro, o incêndio na boate Kiss, é o reflexo do fracassado modelo político-administrativo da municipalidade brasileira. Certamente agora a fiscalização irá se intensificar. Leis surgirão. Todo o caminho da burocracia e da corrupção será revisto pelos atores da governança municipal envolvidos direta e indiretamente na tragédia. Para isso terão tempo. Para isso foi preciso perder tantos jovens.
    Fossemos um país sério, o luto do Rio Grande do Sul seria o luto de toda uma nação. Mas não somos. Somos o país das cervejarias, da bunda, dos políticos corruptos, dos pastores evangélicos milionários, da copa do mundo, de um dos piores índice de educação básica do mundo e do carnaval. Semana que vem as cinzas do incêndio que vitimou quase duzentos e cinquenta jovens, não terão tanta importância quanto as cinzas da quarta-feira.

  2. Vilmar Cappellaro disse:

    Vilmar Cappellaro 28 de janeiro de 2013 as 17:03 | Permalink Responder

    Your comment is awaiting moderation.

    Quero agradecer ao belo gesto do prefeito Julio Lossio para com todos os Brasileiros Gaúchos que estão sofrendo com a tragédia em Santa Maria.
    Quero agradecer e pedir oração para que DEUS possa dar força a todas as famílias das vítimas,pois nós que temos irmãos,nós que somos pais,avós sabemos o quanto estas famílias estão sofrendo.
    Uma palavra ,o pensamento positívo irá ajudar estas famílias.
    Que DEUS possa abençoar aos que vivem este momento de dor.

    Vilmar Cappellaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários