O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina registrou, no mês de maio, um aumento no número de partos e consultas médicas. A unidade é referência materno infantil da região do Vale do São Francisco. Foram 5.171 atendimentos realizado no HDM envolvendo urgência e emergência, partos e serviços de ambulatório.
O destaque vai para o número de consultas médicas, que cresceu 58% no mês, comparado ao mês anterior. Foram realizadas 1.141 consultas. Outro crescimento registrado pela administração do hospital, que tem a gestão do Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), foram as cirurgias eletivas e de urgência. Em abril o total chegou a 230. Em maio o número passou para 243 atividades cirúrgicas.
Partos
Maior maternidade do Sertão e responsável pelo atendimento de mulheres reguladas de 52 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia), o HDM é destaque no número de partos de alta complexidade. Em maio, o número desse tipo de procedimento cresceu 14%, comparado ao mês anterior. Foram realizados 560 partos na unidade.