Um aumento no número de pessoas com sintomas gripais que passaram a procurar os postos de saúde de Petrolina chamou a atenção das equipes da prefeitura municipal. Do início do mês de junho até o momento, o número saltou de 150 para 250 pacientes por dia.
Entre os principais sintomas verificados pela Secretaria de Saúde estão febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, náusea, nariz entupido ou coriza, perda de olfato ou paladar e dor muscular. Nessa época de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos os casos são notificados e acompanhados para a realização do teste rápido após o décimo dia de sintomas, conforme recomenda o Ministério da Saúde, para evitar resultado falso-negativo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento Petrolina já utilizou mais de 24 mil testes rápidos dos 34 mil adquiridos. Ainda serão comprados mais 50 mil kits. A testagem da população ajuda a prefeitura a mapear o avanço da covid-19, além de dar um cenário próximo da realidade, quanto ao número de casos. Uma das muitas frentes de trabalho no combate à pandemia no município.
Também com um clima doido deste já era pra tá pegando fogo, nós nordeste somos inimigos do clima frio
Olha a desculpa,para esquecer o corona.