Há anos atrás ele escrevia no jornal sua crônica “Croniqueta”. E eu era leitor.
Para minha surpresa Jota Mildes escreveu para o Blog. Divido com vocês:
Prezado jornalista e radialista Carlos Britto,
Sou leitor e admirador do seu bem elaborado blog, de cujas notícias sobre Petrolina e região me carrego todos os dias aqui em Brasília, onde resido há já oito anos.
Lendo hoje a notícia da Missa do Vaqueiro de Serrita, celebrada neste final de semana, e sabendo da sua preocupação em prestar informações completas, achei por bem enviar uma simples colaboração ao caro amigo informando que a estátua do vaqueiro Raimundo Jacó existente próximo ao altar da celebração foi confeccionada por mim no ano de 1973, em Petrolina, por encomenda do padre João Câncio e do próprio Luiz Gonzaga, que estiveram em minha residência com esta finalidade sob o patrocínio do então governo de Pernambuco na pessoa do Governador Eraldo Gueiros.
A referida escultura foi confeccionada em ferro e concreto e pesa cerca de 2 mil quilos. Tal informação poderá ser conferida no site oficial da Prefeitura Municipal de Serrita (seção “A História da Missa”) e em dezenas de outros sites espalhados na internet.
Esta é uma das 100 esculturas de minha autoria.espalhadas em locais de visitação pública em cidades do nordeste e no Distrito Federal (só em Petrolina são mais de dez: o bode do Bodódromo, o Soldado da entrada do Batalhão do Exército, a Deusa da Justiça (no Fórum), a estátua de Dr. Washington Barros (em frente ao Hospital Dom Malan), a estátua de Dom Malan (no bairro do mesmo nome), os sete bustos da Orla, o busto de Dona Josepha Coelho (no Parque da Cidade), etc..
Agora em agosto estarei indo a Petrolina visitar familiares, rever amigos e, é óbvio, ver como estão sendo tratadas as minhas obras de arte instaladas em praças públicas da nossa cidade – monumentos que sem dúvida representam a cultura e a memória da nossa gente – acompanhamento este que costumo fazer periodicamente em dezenas de outros municípios preservando a manutenção dos meus direitos autorais e onde tenho tido a satisfação de encontrar as peças em ótimo estado, como é o caso das cidades de Samambaia, Queimadas, Itiúba, etc.).
Caso o amigo ache ser de interesse complementar a matéria da Missa com os dados acima ficarei duplamente grato. São coisas que o povo precisa saber.
Atenciosamente,
JOTA MILDES
-Escultor e jornalista-
Carlos Britto, muito bom a explanação do Jota Mildes em relação as esculturas.A de Dom Avelar necessita de manutenção urgente…totalmente danificada.Aqui em Petrolina existem pessôas que querem aparecer como idealizador de determinada obra…o exemplo é o stúdio Panoramico da Emissora Rural executado pela minha pessôa, com apoio de Joaquim Cavalcante (Joaquim da Kuka) Daniel Campos e o Eng. de obras Dr. Mauricio.Aproveito o seu Blog, para agradecer ao Sr. João Nascimento pela consulta em relação a segurança em montar o stúdio panoramico ele que construiu a sede da Emissora.Um abraço. Antonio Avelar Sup. Técnico Reg. Prof. 1443 DRT/ 1443
MISSA DO VAQUEIRO 2009.
TUDO MUITO BEM, OBRIGADO!
O PREFEITO DE SERRITA CARLOS CECÍLIO, A PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO Pe. JOÃO CÂNCIO HELENA CÂNCIO, O SEC DE CULTURA DE SERRITA ERIVALDO OLIVEIRA E O PRESIDENTE DA APEGA – ASSOC DE VAQUIROS DE PEGA DE BOI DO ALTO SERTÃO THIAGO CÂNCIO, ESTÃO MAIS DO QUE SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DA 39ª EDIÇÃO DA MISSA DO VAQUEIRO 2009.
“FOI O MAIO EVENTO DE TODOS OS TEMPOS” AFIRMA CARLOS CECÍLIO QUE ESTA ANO PODE CONTAR COM O APOIO EXPRESSIVO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS QUE BREVEMENTE IRÁ A SERRITA PARA ALGUMAS INAUGURAÇÕES COMO DA ACADEMIA DAS CIDADES E DA ESCOLA Dr. MIGUEL ARRAES E CONTAOU TAMBÉM COM OS APOIOS E ESFORÇOS DO PRESIDENTE DA EMPETUR Dr. JOSÉ RICARDO E DA PRESIDENTE DA FUNDARPE Dra. LUCIANA AZEVEDO. OS DOIS PARTICIPARAM DO EVENTO E ACREDITAM QUE SERÁ AINDA MELHOR NO ANO QUE VEM, QUANDO A MISSA COMEMORA OS SEUS 40 ANOS. POR ISSO, PODEMOS DIZER QUE GOVERNO DO ESTADO, PREFEITURA DE SERRITA E FUNDAÇÃO Pe. JOÃO, ESTÃO TUDO BEM, MUITO OBRIGADO!
Fiquei curioso e perplexo! Moro no DF e há cerca de 1 ano tive um sonho estranho: visitava uma cidade satélite de Brasília com meu irmão, J. mildes e a filha dele (uma que tinha um programa de rádio) . J. Mildes estava fazendo uma escultura. Um sonho confuso! Não me lembro de ter lido nada na época a respeito, mas devo ter visto ou ouvido a respeito, sim senhor. Mas não me recordo . Fiquei muito confuso agora! A nossa mente nos prega cada peça! Vou pesquisar na internet sobre as obras dele para ver se acho algo aqui no DF para conhecer pessoalmente.