A aposta do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), para a saúde do município não poderia ser mais adequada. O convite para que o assessor especial Plínio Amorim assumisse a Secretaria de Saúde da prefeitura precede de apenas um erro: a demora na escolha.
Plínio é daquelas pessoas prontas para qualquer desafio. Dê-lhe um tempo, as planilhas e os links para programas e projetos da área interessada e pronto, vai acontecer.
Claro que a pasta de saúde é um drama nas administrações do país inteiro, um desafio complexo. Mas com organização, planejamento e gestão profissional seria menos sofrível. Isaac precisa lhe oferecer algo mais: autonomia. Dessa forma o próprio prefeito logrará mais êxito que ceder à chantagem de aliados, vereadores e interessados em apenas projetos pessoais, indicando ações ou protegidos sem competência para ocupar cargos vitais para que a engrenagem funcione.
Plínio corrompeu a alma jornalística deste blogueiro no último final de semana, quando revelou que recebera o convite. “Vou te dizer porque já está sacramentado, mas você não pode divulgar. A prerrogativa é do prefeito”, disse, na cara de pau, amparado na relação de irmandade que construímos ao longo de 20 anos de amizade. Ainda deu risada porque eu não poderia cumprir o meu ofício ou publicar o furo jornalístico.
Ele já havia aceito e, se me perguntasse antes, sabe que eu pediria para que dissesse ‘não’.
Não porque não está preparado, pois o texto afirma exatamente o contrário, mas porque talvez tenha pouco tempo para imprimir sua marca.
Como sou daqueles que acha que o copo com água ao meio está sempre meio cheio, vou acreditar que a gestão vai terminar bem avaliada na área de saúde. Afinal, é Plínio que está por lá.
É isso aí.
Este convite já foi feito há anos. Sempre achei uma apelação do prefeito. Sempre vejo como um desafio necessário do prefeito, mas um risco desnecessásrio dele.
Sua sensatez, conhecimentos da administração pública, sua habilidade e capacidade de trabalho formam uma receita certa contra muitos males. O terreno é muito minado, mas se tem que ser assim eu confio neste meu sobrinho. Sabe por que mais? Ele acredita muito em DEUS e por isto estará sempre muito bem fortalecido e protegido.
Sou fã do trabalho de Plínio, pelo comprometimento e eficiência que gere as pastas e desafios que assume, contudo foi o primeiro a criticar a nomeação dele para a Saúde por entender que o mesmo é leigo nessa área. Mas por sempre enxerga-lo com homem extremamente capaz, espero que minha desconfiança seja silenciada com mais um trabalho brilhante.
Menos Carlos Britto,, bem menos. Tem que sair todos esses
ë bom mesmo
Parabéns, Plinio
Finalmente alguém competente
Vamos ver se muda algo agora com esse ai
Como nasci para acreditar, vamos esperar