DEM a caminho da extinção em Petrolina e Juazeiro

por Carlos Britto // 04 de julho de 2011 às 07:00

A informação de que o afastamento do DEM e seus caciques para que o PT aceite compor com o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), semana passada, nos remete a algumas considerações.

A saída do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, levando consigo milhares no Brasil inteiro, feriu de morte o DEM. Aqui em Pernambuco o PSD, Terra Prometida dos “sem possibilidades”, é André de Paula, ex-primeiro centurião de Marco Maciel (DEM). Um mosqueteiro de primeira hora, mas que pulou do barco.

O DEM, também em Petrolina e Juazeiro, está morrendo a olhos vistos. E, ao menos que lhe reanimem, o que a esta altura é improvável, vai fechar as portas em luto por tudo aquilo que queriam ter sido, mas que não foram. O tempo é implacável e aqui em Petrolina as lideranças inquestionáveis de Osvaldo e Geraldo já fazem parte da história que contamos. Com final deprimente.

Tão esquálido quanto Marco Maciel o DEM é tão desprezado que até na conversa de Júlio Lóssio (PMDB) e Isabel Cristina (PT) virou moeda podre. Isso mostra que o velho e hemofílico DEM (que já foi Arena, PDS e PFL) morre de inanição.

Logo ele, partido de Osvaldão, que referendou a vitória acachapante do verde do PMDB só conhecido nos olhares vacilantes de quem lhe entregava os olhos para consultas e cirurgias.

O partidão (PCB) que virou PPS e que é muleta do DEM, também se prepara para a retirada.

Será que cabe todo mundo de um lado só?

DEM a caminho da extinção em Petrolina e Juazeiro

  1. Ivan disse:

    O DEM que tem o DNA da antiga ARENA que deu sustenção à Ditadura Militar morre de inanição. Quem diria que o DEM que já foi também PDS, o maior Partido do Ocidente, morreria tão esvaziado. ARENA-PDS-PFL-DEM tudo da mesma linhagem, morre por não ter conseguido se apresentar ao eleitor como uma alternativa de governo. O último a sair apague a luz e feche a porta.

  2. Bom senso... disse:

    Ora Britto, o que se constata, é o adesismo praticado em todos os níveis de poder, seja aqui no município ou nas demais esferas… Independentemente de quem ocupe ou venha a ocupar o cargo de prefeito ! Creio que a alternância é boa porque proporciona um rodizio nos pequenos e grandes beneficios que a ” viúva ” traz para alguns na sociedade petrolinense. As vezes até importa alguns apniguados de outras partes… Salvador, Recife etc etc…
    Sobre o DEM, coitado, cumpriu seu papel na história… bem ou mal ,mas cumpriu… Bastaria um revés nas eleições presidencias com a vitória de Serra e a história estaria sendo contada de forma diferente… minguava o PT e seus parceiros de primeira hora … PP, PR , PMDB, PSL, PSC, PCdoB…
    Quanto ao PPS, nãp creio que seja acertada a sua crítica ! E olha que é ela é bem vinda… temos um blog com preferências políticas-partidárias definidas a partir de alguns editoriais e coberturas jornalísticas…O PPS sob a batuta do Jungmann, permitiu e apoiu a adesão ao governo que aí está… sem discussão interna, sem resoluções de diretório ou mesmo da executiva… uma simples e conveniente adesão atendendo a interesses eleitorais puramente de um candidato… Afirmo, que ele é bem maior que essa situação que aí se apresenta !

  3. Caio disse:

    Sera que Vilmar Cappellaro ( PPS) também vai pular? Se pular que pule certo, pois Júlio Lóssio quer pular logo PT de cristina. Tomare que pule e assim vai perder de lavada de Odacy Amorim.

  4. doralice sapaio disse:

    O PCB nunca virou PPS, o PCB continua. Acho que merece uma correção por parte do blogueiro. Outra coisa, o DEM está morrendo por que sempre foi situação. Acho isso gravíssimo é necessário que exista oposição, a democracia é um regime político onde o contraditório é extremamente necessário. O Arena não acabou, o PDS não acabou, o PFL, apenas mudam-se as letras das siglas, mas os que fazem estes partidos são as mesmas figuras desde abril de 64 ou melhor antes de abril de 64.

  5. maria das graças disse:

    Era bom mesmo que o DEM acabasse, mas ele não acabou e nem vai acabar, só vai mudar de nome… Cada dia que passa fico mais descontente com a política… É evidente que muitas figuras políticas independente de partidos não têm ideia de que projeto de Brasil se quer para o futuro. Não sabem que política econômica seguir, qual modelo de desenvolvimento social, muito menos ambiental; não sabem o que fazer com as populações indígenas e quilombolas; não sabe qual modelo de agricultura nos serve, nem reforma agrária, não sabem ou não querem saber do fortalecimento de políticas públicas de saúde (SUS), educação, segurança pública, o que fazer com as cidades (os centros urbanos cada vez mais inferal… Não sabem e não queram saber… Sabem, mas não se importam, pois estão mais procupados em roubar nosso dinheiro… Estamos vivendo em tempos de horror!

  6. lembrando disse:

    O interessante é que só acabam com siglas, mas vejam os caminhos percorridos por Renan Calheiros, Sarney,Fernando
    Bezerra Coelho. Tem politicos que não sobrevivem sem estar
    no governo, É uma pena que para muitos eleitores só interessa
    o que vai acontecer de junho 2012 em diante. Neste momento, podem trocar de sofar, venderem suas ideologias e tudo será
    esquecido. logo, logo…

  7. Faísca disse:

    O que adianta acabar partido, se os associados só acabam quando morrem. Itamar tinha 81 anos e era senador até 2019. Um homem com 81 anos só fica na ativa quando é político. Em outra profissão seria inviável. Eu acho que esta profissão é … ou não é uma profission?.. Por que o salário é tão superior a quem bota comida na mesa, quem educa o povo, quem trata a doença do povo?… Eu não me conformo com tamanha injustiça.

  8. Lucas disse:

    O DEM e o PFL nunca foram PDS, embora a maioria dos quadros deste último compusessem o primeiro. O PDS transformou-se em PPR, que transformou-se em PPB, que hoje é o PT – base aliada da Dilma. Seria interessante corrigir isso.

  9. Lucas disse:

    O DEM e o PFL nunca foram PDS, embora a maioria dos quadros deste último compusessem o primeiro. O PDS transformou-se em PPR, que transformou-se em PPB, que hoje é o *PP* – base aliada da Dilma. Seria interessante corrigir isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários