O desafio de Isaac

por Carlos Britto // 09 de novembro de 2009 às 07:00

isaacÉ verdade, parece título cinematográfico. Mas é a vida real do prefeito de Juazeiro, que vive agora uma contradição com o que pregou na campanha eleitoral.

Isaac Carvalho se apresentou como o diferencial, o novo, a mudança.

Era o enviado para um projeto diferente, já que todas as suas pesquisas (e ele fez muitas) indicavam que a cidade tinha o sentimento de renovação.

Pregou contra todos os modelos de gestão anteriores e condenou as fórmulas ultrapassadas em administrar com os interesses. Prometeu gestão de excelência e fez entender que o povo seria o seu guia. Que os interesses político-partidários faziam agora parte de um passado.

A comunidade lhe deu então a procuração para que comandasse os seus destinos. Confiou-lhe a oportunidade de mostrar o novo tempo e a propalada gestão inovadora.

Eis que chega quase o meio de novembro e a prefeitura de Juazeiro é um “museu de grandes novidades”. Estão lá Edson Duarte, Pedro Alcântara, meio time remanescente do governo Misael e o recém-embarcado Joseph Bandeira.

Todos eles, mutuamente, se cobraram, se acusaram e se apontaram como partícipes de um tempo de atraso.

Estão todos juntos novamente.

E vemos ainda as mesmas práticas clientelistas, as “ajudinhas” aos amigos e a troca de favores que sempre se viu.

E o engraçado e inacreditável é o VT na televisão (e como se investe na televisão), que mostra um posto de saúde recém-reformado e se critica como era. Feito e gerido por gente que faz o governo atual. Nas entrelinhas chama todo mundo de incompetente, mas chama todo mundo para trabalhar. Uma loucura!

Fala-se ainda na possível candidatura a deputado do cunhado do prefeito e até da primeira dama.

Como sempre os familiares e amigos do rei podem entrar no jogo em detrimento de vários amigos, partidários ou pessoas que poderiam colaborar afora os interesses familiares.

Nada contra ninguém pessoalmente, nem se coloca em xeque a capacidade dos citados, mas o público definitivamente não pode ser a extensão da nossa casa.

Não se pode chegar ao poder criticando o passado e criar seu próprio feudo.

É preciso romper com o atraso. Definitivamente, com atos ao invés das promessas. É preciso respeitar a palavra empenhada, o compromisso a cumprir, a vontade do povo e os preceitos de responsabilidade com a coisa pública.

Juazeiro vive um novo momento e o seu povo anseia por dias melhores. A campanha eleitoral tem que vender sérios compromissos, e não apenas atalhos com frases de efeito para se chegar mais fácil ao poder. Mais respeito com nossa gente, senhores, por favor.

O desafio de Isaac

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    O desapego ao poder é uma ascese rara entre políticos, na linha

    do que sugeriu Jesus no capítulo 22 de Lucas: “Os reis das

    nações as dominam e os que as tiranizam são chamados

    `benfeitores`.

    Quanto a vós, não deverá ser assim; pelo contrário, o

    maior dentre vós torne-se como o menor, e o que governa como

    aquele que serve.” (24-27)

    É asim mesmo Isac às vezes, surge aquele desejo enorme de fazer algo pecaminoso.
    NÃO ESQUEÇA!! QUEM GOVERNA É AQUELE QUE SERVE.

  2. marlone augusto disse:

    Realmente, bem colocado e posicionado o raciocinio esboçado acima, na verdade o que Isaac tem e quer nao é projeto para a cidade é um projeto de poder, projeto pessoal politico é repetir os mesmos erros, as mesmas praticas de Misael e Joseph que estenderam para seus filhos os seus “supostos” legados e historias politicas, encheu a prefeitura, se aliou com todos as velhas e “surradas” locomotivas enferrujadas da politica, vendeu ilusoes, mentiu, descaradamente e agora entrega a gestao, nao por querer mas por pura incompetencia administrativa a Flavio Luiz e Joseph Bandeira, repetindo o que aconteceu em 1989 ha 20 anos atras quando esses mesmos personagens protagonizaram a dobradins de poder que arrasaram administrativamente Juazeiro e, indiretamente, foiram responsaveis pela ascensao de um outro algoz do municipio Misael aguilar.
    Passados 20 poucos anos, grupos de comerciantes se aliam e se rebelam, causando, o que se pode chamar de “revolta dos barrigas cheias” vez que todos vinham participando ativamente dos governos anteriores e com altos e vultuosos ganhos, e levam ao executivo um rapaz capaz de ser manuseado e facilmente enebriado pelo vulneravel pseudo poder. Neste caso, a modernidade, a renovação rompeu-se ao meio, crua e cruel. é facil constatar , Será que mudança, renovação é apoiar “PEDR ALCANTARA, para deputado estadual, um homem literalmente manchado pela historia, com sua ficha 19, grifada do escandalo do narcotrafico. Mudança e Renovação é apoiar JOSEPH BANDEIRA a quem o proprio Prefeito disse que era “irresponsavel” e que so queria orgias do poder. Mudança é empurrar guela abaixo de Juazeiro uma mentira deslavada de mudança que na essencia nada mudou. Juazeiro é prodiga neste tipo de situação, há os que se calam por medo do imperador, há os que se calam por dinheiro(e sao muitos) há os que se calam pelos cargos que receberam embora todos, no intimo, sentem a decepção e o desencanto com Isaac e neste time de desencantados estou eu, que ergui o estandarte da mudança e trago na boca o travo do arrependimento de ter que conviver com praticas e politicos aos quais nao queria mais ver nos corredores da gestao administrativa de minha cidade. no Mais, mais uma vez. peço desculpas a minha cidade por ter sido novamente enganado e ter contribuido para que voce, Juazeiro, fosse enganada por um impostor que nada mais é do que mais um arquetipo de velhas , antigas , viciadas e irresponsaveis e corruptos da nossa cidade.

  3. De olho disse:

    É realmente lamentável, uma votação significativa que conduzia as esperanças do povo. Não votei nele, porém gostaria de ver algo novo acontecer, até vejo que está tentando arrumar a casa, mas as obras de infra-estrutura não acontecem a exemplo da praça do esporte, onde já existia um outro projeto aprovado da administração anterior.
    Nas outras áreas como a saúde não há mudança alguma, o povo reclama dos mesmos problemas, enfim, há uma letargia e nada acontece.

    Por parte dos Governos Federal e Estadual a liberação de recurso é a toque de caixa, pois 2010 é ano eleitoral e tudo tem que sair a contento, então, as obras da Ponte, da duplicação da BR 407 até o Mercado do Produtor, Praça de Esportes e as Casas do Projeto Minha Casa, obras do Governo Federal seguramente sairão, porém não sabemos da qualidade destes serviços. No mais o Governo Estadual só concluiu as obras do Hospital Regional, o que é muito pouco diante do porte da cidade de Juazeiro.

    Agora vejam, os secretários já começam a pleitear cargo eletivo, muito boa essa.

    Sabemos das dificuldades mas precisamos de soluções.

  4. nanuca disse:

    As pessoas se fazem de ignorantes, que não sabem!
    O sistema político concentra o poder de fazer, mais na federação, menos no estado e muito menos no município.
    Portanto o Prefeito Izac está certíssimo. Tem que negociar com quem detém recurso financeiro para viabilizar o atendimento às necessidade da comunidade. O povo é que não pode passar privações por conta de capricho individual das pessoas. A competência está inclusive em não” malhar em ferro frio”. O importante é saber negociar ações sem comprometer sua autonomia no cargo. É sempre bom lembrar que Fernando Bezerra, quando foi prefeito pela primeira vez, também não tinha o governo do Estado e nem a presidência da Republica. E Fez um estraordinária administração.

  5. Vagner Mancini disse:

    “De Olho”. Você tá enganado, não existia nada de projeto aprovado. O Que existia era o projeto Juazeiro verde, que Misael quis implantar, mas nunca saiu do papel. Praça da Juventude, é uma parceria entre a prefeitura e o governo federal. O Problema é que aquele terreno pertence a antiga Ferrovia. Para ser liberado, é a maior burocracia do mundo.

  6. Feeling disse:

    Gostei do texto Britto! E também elogio a imagem inserida nele!
    A coisa que mais prezo pela cidade que amo (ninguém duvida disso, creio) é que de fato cuidem dela efetivamente!
    Juazeiro é uma cidade de porte médio a nível Brasil e grande a nível Nordeste e tem destaques a zelar! Não é justo mal tratos com uma população de 250 mil pessoas que necessitam de qualidade vida.
    Independente de partido político ou do próprio político, eu peço para que por favor engrandeçam ainda mais esse Oásis de riquezas.
    Com relação ao atual governo: eu votei na mudança. E sinceramente eu ainda confio nela! Pode ser talvez porque eu seja bem otimista até demais, mais eu continuo confiando. O Governo Isaac tem seus defeitos sim! E não são poucos, mas eu ainda vejo traços renovadores que podem modificar a cidade.
    Os Projetos são bons, muito bons. Sejam federais, estaduais ou até mesmo municipais. Mas falta agilidade em praticá-los.É esse o “x” da questão.
    Independente de lado ou ideologia política, se for para AJUDAR, será bem vinda. Mas se for para DEFASAR nada mais justo do quem um “pontapé”. Vide Petrolina : os políticos são rivais nas disputas eleitorais, porém na hora de engrandecer a cidade , todos se unem e fazem um bom trabalho (tudo bem que nesse período atual isso não está sendo aplicado) mas no geral é assim!
    Enquanto isso ficamos nós juazeirense com disputas internas tendo o ISO 1325 ou 2513! Que agora é 1513 ou 1315.
    Com isso temos que repensar o nosso histórico político e reverter tal situação, pois temos um potencial imenso que não é qualquer cidade que possui!
    2010 está chegando e será a hora de mudar!
    “Juazeiro: cada vez melhor ” esse é o slogan que um dia espero ver nos outdoors do meu querido Juazeiro!

    Meus cumprimentos a todos!
    =)

  7. Plinio Francisco disse:

    Espetacular e extraordinarias colocaçoes tanto de carlos Brito como de Dr. Marlone Augusto Senna, serias, responsaveis e de “catedra” falam do que entendem muito bem.

  8. Jose carlos da silva disse:

    Parabéns,execelente matéria que aborda uma triste realidade politica de nosso municipio.voce acertou no alvo,mostrou que o sistema é sadio por fora mais podre por dentro.Nota 10 por esta matéria.continue assim.

  9. Renato Minc disse:

    Há 15 anos morei em Petrolina. Fui para Sampa, Salvador e agora estou de volta a Juazeiro.
    Há 15 anos, nas discussões de mesa de bar, nunca se chegava a uma conclusão: qual seria melhor ? Petrolina ou Juazeiro ?
    Passados 15 anos, a discussão se encerrou !
    Petrolina , apesar de seus problemas, continuou e continua seu caminho rumo a uma cidade do sécuo XXI.
    Juazeiro, ai, Juazeiro, parou, é um asfaltinho aqui, outro acolá, uma avenida com nome de presidente que liga lugar algum a nenhum lugar, um programa de sinalização viária de 1º mundo em ruas esburacadas e cheias de tachões irregulares mas continua promovendo ótimas festas e sendo brindada com os mesmos políticos de sempre …
    Será que nós, eleitores, também não seríamos os culpados ?

  10. paulo jose disse:

    extraordinárias palavras,nao existe um projeto politico e social para juazeiro,e sim um projeto pessoal e de poder.Imagine agora todos juntos.Isaac,Joseph,Pedro Alcantara e Edson Duarte.

  11. luis pedro disse:

    Marlone augusto,fique tranquilo,vc ja esta no reino do ceu,afinal se arrenpedeu do pecado,quanto aos outros………………..

  12. CARLOS disse:

    Meu caro jornalista,no dia em que voce escreveu esta matéria,as energias positivas do universo estiveram centradas em voce.Se existe um premio de melhor materia em nossa regiao,voce ja ganhou.PARABÉNS…………..

  13. francisco lacerda disse:

    Eita blogzinho bom danado,cabra da peste,tu tava com a gota serena quando escreveu esse texto.va escrever bem assim no raio q o parta.PARABENS,PARABENS……………….

  14. Maria Augusta Simplicio disse:

    Bem…. Carlos Britto acertou em cheio e parece que ou leu ou advinhou o que saiu na Veja desta semana e era o que ainda faltava para colocar o Isaac no balaio de sempre…. A história do Carnaval em maio… Tá pronta a receita: Isaac é simplesmente mais do mesmo e para completar, rídiculo!

  15. Monica passos disse:

    Caros amigos dificil nao se manifestar em um assunto tão conntudente, tao polemico; A mudança consiste em algo novo, algo nao expermentado, algo renovado, nao foi assim, Isaac chegou com os mesms de antes e agora, pra completar, integra na sua constelaçao JOseph Bandeira, que ao lado de Flavio Luiz, Marcio Jandir, Henriquinho, Pedro Alcantara, Gorete e companhia, irao gerir os recursos e os passos da administração de nossa cidade.
    DESCULPAS A TODOS VOCES POR QUE TENHO CULPA, VOTEI NELLE.

  16. ALESSANDRO disse:

    Irmao, na moral, que time este de Isaac, …, tá tudo corrompido na sua administração Issac, nao precisava trazer mais ninguem nao, agora o racha vai ter que aumentar….?

  17. Izabella disse:

    Parabens Carlos Brito, sua materia foi perfeita. Voce traduziu a palhaçada que esta acontecendo em Juazeiro… so nos resta esperar pra ver ate onde vai ne?!!!!

  18. Feeling disse:

    Infelizmente, algumas pessoas usam boas matérias de olhar critico que tem o intuito de provocar reflexões, para “descascar” o poder público e expor seus interesses pessoais e egoístas!Não estou defendendo ninguém, apenas é meu ponto de vista. Acho que para criticar algo, é necessário refletir e adquirir uma posição crítica e imparcial.

  19. Lore disse:

    Olha infelizmente eu votei nele, mas começo a duvidar das reais propostas de Isaac, pois quem manda em td é a irma dele, a Srª Angelita, contrata, demita, cobra resultados, transfere funcionarios, inclusive tem funcionarios contratados por ela que tem mais de 02 vinculos na prefeitura em funções diferentes, mas um concursado que quis fazer isso, acumulando 02 funções foi barrado.Quer dizer q enquanto duas pessooas ficam desempregdas os contratdos pela prefeita trabalha em tres, ou decepção….

  20. DEMOCRATA disse:

    Lamentável…
    Acredito que realmente essa é palavra que sinto agora, com as cartas repetidas, acredito q o jogo não tem como ser diferente. Pela ganância do poder essas figuras se atacaram. Pelo fisiologismo oferecido pelo poder todos se unem, Bandeira, Edson Duarte, Pedro Alcantara e Isaac. O prefeito eleito em 2008 que parecia ser a cura do câncer político de Juazeiro, parece ser mais um tumor que vem à adoentar ainda mais a política de nossa cidade.
    Lamentável que ideologias só possam ser vistas em propagandas em anos eleitorais.

  21. marcos antonio disse:

    VaLeu carlos britooo !! Esse governo só prometeu, e foi horrores de promessa, e agora vem fazendo o que outros governates fizeram, e agora ate pior, que vergonha isaac, policlinicas no interior, são joão, saude melhor, tudo um projeto de mudança que o povo acreditou,e vc só fala em MACROOOOOOOOOOOOOOOOOOO, para com isso fale o real mesmo, e ainda inventa um carnaforro em maio, brincadeiraaa isso…

  22. Marcos Júnior disse:

    Bem, vou me aventurar a escrever um comentário. mas o conteúdo não terá um tom de ironia, sarcasmo, ou coisa do tipo. Primeiro eu queria saber o que é escrever bem para vocês? nunca havia me deparado com esse tipo de “jornalismo”. o mais engraçado é perceber a falta de conhecimento dos comentaristas, em relação a jornalismo e a política. Lamentável! É fato que o novo governo municipal em Juazeiro ainda busca acertos, como já foram feitos alguns. alguns erros devem ser reparados, mas é fato, também, que essa virulência da imprensa deve ter mais motivos. não sei quais, mas que é de causar estranheza, ah isso é. Precisamos melhorar e muito o “nosso vale do São Francisco”, inclusive as práticas jornalísticas.

  23. Forasteiro,Êpa... disse:

    Realmente Carlos Britto,como fica o eleitor que ainda tinha um fiozinho de esperança e foi iludido? Que mudança ..mudaram apenas as coleiras mas todos estão juntos, abocanhando a ração balanceada e defendendo seu território e o espaço dos filhotes ..Mas esperava-se o que de uma coligação que foi esquisita desde sua formação inicial.

  24. Padilha disse:

    Sempre afirmo que existem bons quadros em qualquer equipe, tanto de Misael quanto de Joseph. Nada mais justo do que chamar os melhores para compor um novo governo. O maior exemplo foi o próprio Lula que chamou Meireles do PSDB para O Banco Central. Infelizmente, para minha decepção, o que Isaac chamou e juntou uma verdadeira quadrilha e com certeza quem vai pagar porisso somos nós, simples eleitores. Hoje, não tenho mais dúvidas quanto aos reais interesses de Isaac, pois diante da sua inoperância administrativa sai mais barato comprar aliados. Espero que Alex Tanuri, Leonardo Bandeira, Roninho assim como Misael Aguiar, Jorge Khoury e Rivas não se deixem comprar, para o bem de Juazeiro.
    Ontem se comemorou aniversário de 20 anos da derrubada de um muro feito pelos comunistas hoje, em Juazeiro , aparentemente tenta se implantar um, não para separar povos, mas sim para encobrir a inconpetência e a corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários