A trajetória da jogadora petrolinense de futsal, Lidu Alves, poderia ser igual a de muitos jovens da cidade que enveredaram pelo caminho das drogas e do crime, motivados em parte pela falta de oportunidades ou pelo ambiente hostil em que viviam. Mas com ela foi diferente. Aos 26 anos, Lidu conquistou recentemente o campeonato mundial na Espanha com a seleção brasileira e, atualmente, joga na Itália.
De volta a Petrolina, onde está passando alguns dias em visita a familiares, Lidu ganhou uma homenagem especial da Câmara de Vereadores, na sessão plenária de ontem (26). Ela recebeu uma moção de aplausos proposta por Ruy Wanderley e Osinaldo Souza, que foi aprovada pelos demais representantes da Casa Plínio Amorim.
“Era um sonho que eu esperava desde criança, e que hoje está sendo concretizado. Diante de tantas pedras, tantas coisas que poderiam aparecer no caminho, não sabia que poderia chegar tão longe”, afirmou a jovem atleta, sem esconder o orgulho.
Lidu começou no esporte aos 15 anos. Sua primeira grande competição foi a Copa TV Grande Rio de Futsal, quando foi escolhida naquela ocasião a atleta-revelação do torneio, jogando pela EMMAF. Depois disso, a estrela da petrolinense não parou mais de brilhar. De Petrolina ela se transferiu para o time do Unifor, no Ceará, e depois para o Paraná. Foi a partir daí que Lidu transformou-se no que é hoje. “Consegui vários títulos estaduais e nacionais, e fiquei conhecida. De lá, realizei meu primeiro sonho, que foi jogar na Europa, levando o nome de Petrolina. É uma sensação que poucas pessoas conseguem sentir”, contou.
Projeto social
A infância de Lidu não foi nada fácil em Petrolina. Criada pelo pai desde os quatro anos de idade, após a morte da mãe, ela residiu na periferia da cidade, em bairros como o João de Deus, numa época em que era considerado um dos mais perigosos de Petrolina. Também morou no Mandacaru (quando era ainda um ‘lixão’). Chegou ainda a morar em residências de estranhos, em outros locais da cidade, apenas pelo desejo de se manter do que mais adorava fazer. “O esporte me disciplinou, me ensinou o que é certo e o que é errado”, ponderou a atleta.
Para retribuir os louros da vitória no campo pessoal e profissional, Lidu revelou que pretender tirar do papel um projeto social em Petrolina destinado a investir em escolinhas de futsal para beneficiar crianças carentes da cidade. “Quero fazer por elas o que eu não tive na infância”, pontuou.
Com uma lesão grave nessa temporada, Lidu deve passar entre cinco e sete meses se recuperando, mas prevê que até dezembro deva estar de volta pelo time de Falconara, cidade italiana onde mora atualmente.
HOMENAGEM MERECIDA, MAS ASSIM COMO A LIDU NÃO PODEMOS ESQUECER TAMBEM DA NENÊGA E IVANZÃO AMBOS DO HANDEBOL E SELEÇÃO BRASILEIRA.
Que bela matéria ! Mesmo lendo a minha própria história , fico emocionada …
Obrigada senhor Carlos Brito pelo o espaço dado 🙏🏿… sucesso
Você mereçe!
Que Bela História de Vida!!! Em meio a tantos maus exemplos dos políticos brasileiros, temos um Belo Exemplo para os jovens se espelharem! Parabéns Lidu Alves!!!
Obrigada pelo o carinho. ❤️
Que Belo exemplo de Vida para os jovens tão desamparados pelas políticas públicas seguirem!!! Parabéns Lidu Alves. Finalmente alguém homenageado por merecimento!!!!
Reconhecimento mais q merecido 👏👏👏