O fenômeno comunista no norte da Bahia

por Carlos Britto // 05 de outubro de 2016 às 11:02

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estará à frente de 12 prefeituras baianas, a partir de janeiro de 2017, pelo resultado das eleições do último domingo (2) no Estado. As urnas revelaram que, apesar do cenário de crise em 2016, o PCdoB conseguiu manter a média alcançada nas eleições de 2012, quando 13 prefeitos comunistas foram eleitos.

Muitos destes são de municípios do norte da Bahia, evidenciando o trabalho desenvolvido pela legenda na região. Como este Blog já postou, um dos articuladores da legenda na região é o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), que conseguiu eleger seu afilhado político, Paulo Bomfim (PCdoB).

Na lista dos 12 municípios conquistados pelo PCdoB, estão: Caetanos (Paulo de Reis), Campo Alegre de Lourdes (Dr. Enilson), Capela do Alto Alegre (Dr. Nei), Iramaia (Professora Bete), Itiúba (Cecília), Juazeiro (Paulo Bomfim), Licínio de Almeida (Dr. Fred), Rodelas (Geraldinho de Livino), Serrolândia (Gonçalves do Sacolão), Tanque Novo (Vanderlei Cardoso), Uauá (Lindomar Dantas) e Várzea do Poço (Carneiro).

A movimentação do PCdoB no Estado, que tem como presidente o deputado federal Daniel Almeida (foto), foi tão importante para este resultado que o número de prefeituras do partido pode ainda aumentar, com a judicialização de algumas eleições, a exemplo da disputa no município de Correntina – onde o candidato do PCdoB, Maguila, busca rever o indeferimento da candidatura. Em Correntina, Maguila teve a maioria de votos, mas a votação é considerada nula até o momento.

O presidente estadual, Daniel Almeida, acredita que, apesar do cenário adverso em que se deu o processo eleitoral, o PCdoB baiano se mantém forte. “O resultado é positivo, levando em conta as condições da disputa: um ambiente de golpe contra a democracia, de ataques a setores democráticos e populares, de dificuldade de financiamento das campanhas, o PCdoB manteve a sua força e o seu espaço no estado“, defendeu.

Vice-prefeitos

O PCdoB na Bahia ainda elegeu 18 vice-prefeitos nos municípios de Brumado, Caetité, Catolândia, Chorrochó, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibirapitanga, Itambé, João Dourado, Lapão, Ouriçangas, Retirolândia, Rio do Pires, Santana, Serra Preta, Tanhaçu, Terra Nova e Ubaitaba. Os números de vereadores ainda não foram contabilizados.

Vitória da base

Daniel Almeida também comemorou a vitória do governador Rui Costa, que conquistou cerca de 280 prefeituras vinculadas a partidos da base de sustentação do seu governo, inclusive as 12 do PCdoB. “Isso demonstra a força do projeto que lideramos na Bahia“, finalizou Daniel Almeida. (foto/divulgação)

O fenômeno comunista no norte da Bahia

  1. Consulta Operadora disse:

    Excelente artigo, uma análise interessante deste fato ocorrido e interessante ver a mudança no pensamento ideológico da população.

  2. Guilherme disse:

    Fenômeno não, TRAGÉDIA COMUNISTA. E a Bahia achou pouco a desgraça petista…

  3. Opinador disse:

    Normal. Bahia sendo Bahia!

    Não é atoa que é um dos Estados com maior desigualdade no país.

    Votar em Partido Comunista é brincadeira!!!

  4. Amaral disse:

    A terra de feeling na moda do ano de 1972 , antes dava pra ouvir a musiquinha de Jango como cabo eleitoral da cidade

  5. SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA disse:

    CEGUEIRA TOTAL E FALTA DE POLITICOS FORTES PARA NEUTRALIZAR ISSO … COMUNISMO É ATRASO E SO FUNCIONA COM O DINHEIRO DOS OUTROS, NUNCA PRESTOU E NUNCA VAI PRESTAR E JUAZEIRO NÃO EVOLUI EM ABSOLUTAMENTE NADA MESMO. CONTINUA NO ATRASO E SEM PERSPECTIVAS É SO JOGAR UM TRIO ELÉTRICO NA RUA E POVÃO ESQUECE SANEAMENTO, EDUCAÇÃO E TUDO MAIS …. TA NA HORA DE FORÇAS SE ORGANIZAREM E SE UNIREM PARA O BEM DE JUAZEIRO CASO CONTRÁRIO VÃO ENRAIZAR MESMO COM ONDA DE POPULISMO E FALSO SOCIALISMO E QUEM PERDERÁ É A SOCIEDADE. ACORDA JUAZEIRO !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários