O Meu Dia das Mães

por Carlos Britto // 13 de maio de 2012 às 22:31

Passei a manhã pensando se deveria escrever esse texto sobre o dia das mães. Texto reflexivo para mim é cotidiano. Mas Dia das Mães é diferente. É passional.

Sim. Sou filho de uma mãe que tem 89 anos e me criou por que era esposa do meu avô.

O filho era dele e não dela, pois ele se casou 4 vezes (era casadô) e esse filho (meu pai) era da terceira mulher, portanto eu seria neto só dele e não dela. Eu só tenho o sangue dele e não dela. Complicado assim mesmo.

Mas ainda assim ela me assumiu e me criou. Me registrou como filho dela. E como fui amado. Era apenas o décimo quarto filho do casal e, o adotado, era de longe o mais paparicado.

Me arrisco em afirmar, com a permissão dos meus irmãos (que são tios) que fui muito amado. Demasiadamente acolhido.

Queria escrever aqui que não concordo com o Dia das Mães por ser uma invenção do comércio para vender mais, que o Dia das Mães é todo dia e mais um sem número de clichês que vem a baila. Mas não seria verdade. Acho que este dia vem para abrir reflexões, aguçar lembranças e abrandar corações em tormenta.

 O Dia das Mães, que é feliz demais, também traz tristezas brutais. Dor de quem perdeu a mãe, de quem não conheceu, de quem brigou, quem está distante..

A dor maior, hoje, é delas: As mães.

As mães abandonadas, as que são pai e são mãe e a resignadas: Aquelas que dizem que não faz mal por que não receberam a visita ou uma ligação, mas que estão dilaceradas.

Falo das que se mostram calmas por fora e que estão gritando por dentro.

Esse texto poderia ser bem maior, com vários exemplos, adjetivos emocionais ou simplórios como um amor de mãe. Tão simplório que emociona a ponto de colocar o coração em estado de erupção e gritar por um sentimento que não se pode guardar.

É hora de parar e pensar. Orar quem sabe, para agradecer, por que agradecer é função vital dos que são agraciados e não valorizam como deveriam.

Gente como eu, que não teve mãe e a vida presenteou com a melhor delas e é bem limitado, sabe amar gigantescamente menos de quem lhe acolheu e amou com toda força possível. Mas que sabe ao menos reconhecer a fraqueza e a hora de terminar o texto para ir até a casa dela e oferecer o melhor abraço e com a voz, embargada que seja, antes do eu te amo, dizer Muito Obrigado, Mãe.

O Meu Dia das Mães

  1. LULA disse:

    Poxa, Britto, cada vez mais admiro você

  2. Clara disse:

    Por isso você é o nosso melhor jornalista. escreve com o coração

  3. Maria Angelica disse:

    Não segurei as lágrimas. obrigado por essa emoção

  4. Vinicius disse:

    Você escreveu a minha história. Foi sensacional

  5. Vinicius disse:

    Você escreveu a minha história. Foi sensacional. Parabéns

  6. Augusto César disse:

    Um texto Fantástico. Jogou duro

  7. Watergate disse:

    Seu Zé Leite era arroxado!

  8. Girley Ramos disse:

    Linda homenagem a minha Vó querida!!! Te admiro muito Carlos Britto, meu tio/primo. Bjosss.

  9. Valdelice Ramos disse:

    Belíssima mensagem

  10. Valdelice Ramos disse:

    Belíssima homenagem a nossa querida mãe. Que Deus nos dê a benção de tê-la conosco por muitos anos. Amo você meu irmão.Beijos!!!!!

  11. jackson figueiredo disse:

    EITA VEINHO ARRETADO , QUERO A RECEITA,ABRAÇO AMIGO

    1. Bárbara Ribeiro disse:

      legal,não fazem mais,velhinhos assim!!!!!rsrs

  12. JORGE disse:

    PARABÉNS BRITTO PELO BONITO TEXTO. NESSE TEXTO HOMENAGEIO MINHA VÓ MÃE QUE TAMBÉM DEPOIS DE CRIAR 5 FILHOS AINDA ME CRIOU COM MUITO AMOR E ME ENSINOU O VALOR DA VIDA.

  13. Carla disse:

    Que lindo!!!

  14. Karina disse:

    Que texto lindo.. tocou meu coração…

  15. joana disse:

    Britto, agora entendo pq vc é comprometido com a verdade e a favor dos mais humildes;porque dentro de voce bate um coraçao e mesmo sem conhece-lo pessoalmente, sinto que vc é um ser humano de grande formaçao e um humanista em potencial.Parabens por ser um jornalista que esta ao lado da verdade e do povo.Fica na paz de Deus!Seja feliz!

  16. Amanda Freire disse:

    Podem surgir mil blogs, mil concorrentes, mas você Britto, será sempre especial. Você tem talento e suas palavras comprovam isso.Lindo

  17. Atento disse:

    Discordo de muita coisa nesse Blog, mas não posso deixar de reconhecer que quem escreve isso tem que ser bom filho e bom pai.

    1. Dreda disse:

      100% de acordo.

    2. Maisa disse:

      Verdade, Britto é bom pai e bom filho, só não é um jornalista coerente, isso ele não é.

      1. Paulo Junior disse:

        Ha ta..Ele não deve escrever coisas que agradam o teu chefe né? sei..

        1. Mara Viana disse:

          Maisa, não é isso que vejo aqui. Vejo todos os lados aparecendo, mas se o jornalista publica algo do teu desagrado é outra coisa. Seja menos partidária e mais justa

        2. Maisa disse:

          Que chefe? Deixa de ser ingênuo.

        3. Maisa disse:

          Quem está falando em partidarismo é você Mara Viana. Onde eu incluí política no meu comentário? Não seria melhor você prestar mais atenção no que lê antes de dizer como eu devo comentar? Eu, hem?!

        4. Sandrão disse:

          Esse Paulo junior é um menino? De que chefe ele está falando? ô menino, tu tá viajando….

  18. Amilton Souza disse:

    Caro Carlos Brito,

    Parabéns mesmo. As vezes eu me perguntava se você é mesmo honesto como você cobra aqui. Mas você deve ser mesmo uma pessoa boa. felicidade e beije sua mãe, a minha está bem velinha e nao dorme sem meu beijo

  19. Roberta Fernanda disse:

    Maravilhoso, lindo, indescritível…Escrito por alguém de raro talento. escreva mais assim britto, publique um livro…Nos dê mais palavras assim

  20. Um alguém disse:

    Fui apresentada ao seu blog ha poucos dias. Passei a acompanhar e vejo o seu trabalho. Só não sabia que você era um homem adorável com tamanha sensibilidade. Sou mãe, mas queria beija hoje você

  21. Manassés Barbosa disse:

    Porra Carlos Britto…Dia das mães já é foda e você ainda escreve uma porra dessas? Emoção da porra. Valeu cara

  22. Juliana Diniz disse:

    Pronto Carlos Britto agora você humilhou todo mundo..Não tem que escreva dessa forma por aqui não. Você ta muito na frente

  23. Paulo Junior disse:

    Parabéns carlos Britto. Reconhecer e se emocionar é coisa de homem. Você mostrou que é

  24. Bárbara Ribeiro disse:

    JÁ ME PREPARAVA PARA DORMIR, QUANDO RESOLVI ABRI O BLOG,PARA VER SE TINHA ALGO NOVO,QUE TEXTO LINDO!VOU DORMIR FELIZ,COM TAMANHA SENSIBILIDADE,SOU ORIUNDA DE UMA FAMÍLIA ENORME,SOMOS TREZE,TODOS VIVOS GRAÇAS A DEUS,NOSSA MÃEZINHA,COM 87 ANOS, PRESTES A FAZER 88,TEMOS A SEGUINTE FILOSOFIA,CURTIMOS-A TODOS OS DIAS, PARA NO DIA DO ADEUS,AS LÁGRIMAS,SEREM APENAS DE SAUDADE,E NÃO,DE ARREPENDIMENTO ,POR NÃO TERMOS APROVEITADO O PRESENTE QUE DEUS NOS DEU.FICA COM DEUS!!!!

  25. Agenor Jr. disse:

    Grande Britto, Belas e saíbas palavras! Parabéns a todas as mães.

  26. GRAÇA CRUZ disse:

    Parabéns Carlos Brito, senti muita emoção ao ler seu texto, sábias palavras e não tem coisa mais linda no mundo do que o reconhecimento e o amor incondicional e tbm me emocionei com o comentário de Bárbara Ribeiro. Muito lindo qdo ela diz que curti a mãe todos os dias para que no dia do adeus, suas lágrimas sejam apenas de saudades e não de arrependimento. PARABÉNS A VCS. Pois tbm amo demais minha mãe, pois ela é meu alicerce,minha força, meu exemplo, meu tudo.

  27. Uai disse:

    Poxa, Britto… que linda a sua história! Você foi agraciado por Deus com esse presente! Pena que nem todas as madrastas são legais assim. Felicidades à família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários