O feriado em homenagem à Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos vai modificar a rotina de Petrolina nesta quinta-feira (15). Por conta do feriado municipal, as lojas, agências bancárias, shopping e repartições públicas não funcionarão.
Na área central e bairros da cidade, o comércio varejista estará fechado. No entanto, segundo o Sindilojas, os proprietários que desejarem abrir seus estabelecimentos deverão ficar atentos às cláusulas 48 e 49 à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/25.
As agências bancárias também não terão expediente na quinta, mas os clientes poderão utilizar os meios alternativos – a exemplo do autoatendimento, banking phone, aplicativos de celulares e sites. Já o River Shopping vai funcionar em horário especial. As lojas e quiosques abrirão das 12h às 20h, enquanto o Carrefour funcionará das 8h às 22h. Para quem vai à praça de alimentação e lazer, o período de funcionamento será das 12h às 22h. Quanto ao cinema, os horários dos filmes poderão ser conferidos pelo site do shopping.
Serviços públicos
Quanto aos serviços públicos, a Prefeitura de Petrolina decretou ponto facultativo nos órgãos públicos municipais n sexta-feira (16). Com isso, não haverá expediente nesse dia e nem no feriado da padroeira, na quinta. O atendimento ao público retornará à normalidade na segunda-feira (19).
De acordo com o decreto nº 004/2024, publicado em 23 de janeiro, o ponto facultativo não altera o funcionamento de órgãos e serviços considerados essenciais à coletividade, como Samu, Centro de Parto Normal, segurança, trânsito e a coleta de lixo. Escolas e creches municipais seguirão o previsto no calendário letivo. Portanto, só não haverá aula na quinta.
Quem precisar de algum serviço público pode buscar através da plataforma ‘Petro Online’, disponível no site da prefeitura. No link é possível solicitar atendimento da Ouvidoria, consultar andamento de ofícios, abrir e consultar requerimentos, solicitar alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; parcelamento de débito; Certidão negativa de débitos municipais; entre outros.
Ponto facultativo? Todos sabem que não vai trabalhar. O funcionarismo público, juntamente com o governo do o câncer desse país.