O resultado das urnas em Petrolina e a previsão das pesquisas

por Carlos Britto // 06 de outubro de 2016 às 08:45

eleicoes-2016Como sempre as pesquisas eleitorais dominaram boa parte do imaginário do último pleito eleitoral. Com as pesquisas, a alegria do lado que vencia contrastava com a incerteza e medo do lado que perdia. Se um comemorava anunciando nos guias eleitorais ou escrevendo os números nos para-brisas dos veículos, o outro lado tratava de desqualificar os institutos.

O Ibope, maior instituto do Brasil, passou por várias agressões e acusações de desconfiança. Mas no final teve o resultado confirmado nas eleições deste ano, dentro da margem de erro.

Em Petrolina, por exemplo, o Instituto, na última pesquisa, apontava Miguel Coelho (PSB), que venceria na casa dos 36%, e a eleição terminou com o socialista chegando aos 38% dos votos. Resultado mais que normal, se forem levadas em conta a euforia do final da eleição e a margem de erro.

Com esses resultados, com certeza comentários do tipo “pesquisa sem confiança, que só erra” ou “comprada por quem está ganhando” poderão não ser mais levados muito a sério.

O resultado das urnas em Petrolina e a previsão das pesquisas

  1. SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA disse:

    A PESQUISA MOSTRA A TENDÊNCIA COM MUITA SEGURANÇA E O NEGOCIO É A AMOSTRA QUE TEM QUE SER BEM REPRESENTATIVA E NÃO DIRECIONADA OU TENDENCIOSA.

  2. ETROLINA;. E disse:

    José Francisco. a tecnologia veio para agilizar as coisas;razão pala qual; as pesquisas; eleitorais; são a cada novas eleições; mostra-se mais a creditada ; a compra de votos; é coisa do passado; na cabine de votação;é o eleitor quem determina; esta eleição-2016; mostrou o valor do voto

  3. Maria disse:

    Pesquisas não deveria ser divulgada ao público, apenas ser um instrumento de trabalho dos candidatos, pois da forma como as utilizam são apenas instrumento de manipulação porque sabem que o povo ainda tem aquele velho dizer que não vai perder voto, vota em quem está na frente. Então as pesquisas são instrumentos tendenciosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários