O Rio São Francisco evapora

por Carlos Britto // 24 de julho de 2009 às 08:56

rio7“A água doce é um recurso vital e a tendência de queda é motivo de preocupação.” Foi com essa frase que um dos mais conceituados cientistas do mundo, o chinês Aiguo Daí, coordenador do estudo que reuniu especialistas americanos do National Center for Atmospheric Research (NCAR), anunciou os resultados da mais completa e extensa pesquisa sobre a redução do volume de 925 rios do planeta.

Segundo o pesquisador Daí, o rio São Francisco, o nosso “Velho Chico”, é o que amargou o maior declínio nos últimos 50 anos em território brasileiro – 35% dele secou.

Saber que o São Francisco está evaporando é preocupante para o Brasil. Apesar de receber água de 168 afluentes, o “Velho Chico”, descoberto em 1502, está sendo derrotado por um gigantesco fenômeno climático. Trata-se do “El Niño”, que aquece também as águas do Pacífico.

No rio Paraná, por exemplo, houve um aumento da ordem de 60%. “Buscamos entender o caso do São Francisco, sobretudo porque a existência de resultados tão diferentes em um mesmo território não é comum”, diz Daí. “A variação está relacionada principalmente a mudanças na quantidade de chuvas nas regiões das bacias. Seguindo essa linha de raciocínio, torna-se impossível não pensarmos no El Niño.” Esse fenômeno meteorológico consiste em um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, afetando o clima do planeta em geral e, mais duramente, o de determinadas regiões específicas.

No estudo americano consta que durante o período em que o São Francisco foi analisado a região de sua bacia apresentou uma leve queda nos níveis de precipitações e um grande aumento de temperatura. “Esses dois fatores contribuíram para o grande declínio e escoamento do rio. É uma lei elementar da natureza: o aumento da temperatura eleva a evaporação e assim acaba reduzindo o fluxo da água”, diz o coordenador do projeto de análise do NCAR.

Com informações Isto É

O Rio São Francisco evapora

  1. Estranho disse:

    Pelos idos de 1978 , quando a Barragem de Sobradinho ainda estava enchendo , assisti, no antigo Cine São Francisco, um palestra com Henry Macksoud (dono da Hidroservice – empresa que gerenciou a construção da barragem , e do Macksoud Plaza – hotel 5 estrelas da capital paulista) e numa rara crise de consciência , por se tratar de um capitalista e a favor da ditadura, e que estava ganhando rios de dinheiro na época ,falou que o SISTEMA DE BARRAGENS CONSTRUÍDO AO LONGO DO RIO SÃO FRANCISCO iria provocar uma redução brutal no volume de água do mesmo. ELE SABIA DO QUE FALAVA POIS TINHA EM MÃOS OS ESTUDOS FEITOS EM TODA A BACIA POR RUSSOS E AMERICANOS. Conclusão: pede a esse pesquisador para ter acessos a esses dados e ele vai parar de dizer que é a EVAPORAÇÃO que está secando o rio…

  2. Fernando disse:

    Quando se fala em assoreamento, nosso pensamento nos remete a um futuro de 30, 40, 50 anos para que os sinais da degradação sejam percebidos. Aqui em Petrolina, a percepção dá-se a cada dia. É impressionante como a Ilha do Rodeadouro cresce a cada dia. Quem tem chácara, percebe a quantidade de areia que se acumula as marges do rio São Francisco. Nesse ritmo, não demorará muito para a navegabilidade no Velho Chico seja impraticável. Só temos que dá parabéns a todos aqueles que estão contribuindo para tudo isso, dentre eles: Lula, Gonzaga Patriota, Eduardo Campos e todos aqueles que defendem a Transposição do rio São Franacisco. Parabéns, vocês vão conseguir destruir o nosso Opara.

  3. Defensor Ambiental disse:

    Gostaria de aqui me manifestar em defesa não só do nosso velho Chico, mas de todo o nosso meio ambiente, nossa fauna, nossa flora esta morrendo, e infelismente estamos assistindo de camarote e contribuindo para esta catastrofe. Nossos políticos em busca de votos e de benefícios proprios pouco estão se “linchando” pra nossas opiniões, assim temos ouvido e visto. Não esta sendo diferente agora, como com os escandalos de Sarney e o nosso Presidente o defendendo. Tem ocorrido em todas as esferas. Observem as feiras livres, a exatos 60 dias presenciei um vendedor de passaros com 12 aves em extinção, Pintor verdadeiro (Tangara Faustosa), comercializando normalmente, e o pior é que ainda existem pessoas que compram!!! Quanto ao nosso Grande e Velho Chico, sem querer polemizar, e sem essa de polit´camente correto, sem hipocresia, discordo quando se fala em transposição, só cego não enxerga que o Chico esta morrendo, ele esta assoriado, as cidades derramam seus dejetos direto, basta ir na orla de Petrolina pra verificar, é um crime, um Absurdo, mas esta lá, não temos pilíticas sérias pro meio ambiente, as secretarias e orgãos publicos que tem ligação commeio ambiente, possui a sua frente pessoas que não se esforçam, em buscar melhorias, nada fazem pra minimizar este dano. Precisamos nos acordar…… Sem politicagem , sem partido, mais unidos em um só ideal, protejer, defender, o nosso meio ambiente. E isso todos os cidadões são responsáveis, devem insinar em casa aos seus filhos, não desperdiçar água, entre tantos. E que acredito deveria ser colocado nos curriculos obrigatórios das escolas, MEIO AMBINTE.

  4. Flor disse:

    O conceito de meio ambiente vai além das variáveis ecológicas, assim como o de sustentabilidade, que tratam de questões ligadas ao socila, ao econômico, ao institucional, ao espacial e finalmente ao ecológico, propriamente dito. Posto isso, observa-se que o resultado de uma gestão sustentável precisa estar fundamentada na visão sistêmica, considerando todas as variáveis influenciam na vida do homem e do planeta.
    A morte do rio não se deve apenas à questões de politicagem, mas também a omissão da sociedade que se concretiza no momento em que desconhece que é um ator importante no processo de gestão.
    Portanto, também é obrigação nossa defender maior rigor na legislação ambiental, que é muito permissiva. Defender o nosso ambiente, pois já está difícil respirar o ar da cidade quando as queimadas da Agrovale acontecem, está difícil usufruir dos benefício do rio, é difícil viver no calor infernal do verão no semi-árido quando quase não se tem mais vegetação. Enfim, é preciso pensar!

  5. Fernando disse:

    Concordo em parte quando se joga a culpa na sociedade nos males que nos afligem. Quem tem o poder de decisão são os governantes. Veja o caso dos professores: muita luta para ter um mísero salário de 900 reais, e mesmo assim o governo não dá. Jogar a culpa da poluição na sociedade é querer livrar os políticos dos 90% de culpa que eles têm. Se Odacy entregasse Petrolina 100% saneada como ele prometia, certamente a sociedade ia adotar uma postura maior em relação a sua responsabilidade perante o meio ambiente. É como um terreno baldio: se a Prefeitura deixa o lixo aumentar naquele terreno; a população vai continuar jogando lixo. Agora, se a prefeitura no primeiro momento faz a limpeza; notifica o dono do terreno a população ficará constrangida em jogar lixo onde não há lixo. Muitas pessoas morreram na época da Ditadura, mas o fim da Ditadura deu-se unicamente por decisão da elite política brasileira. A verdade é que a sociedade pode pouco, e mesmo adotando uma postura consciente em relação ao meio ambiente, pouco mudança conseguirá. Cabe a nós pressionarmos os políticos para que usem de sua força política em favor do meio ambiente. Esse é o principal papel da sociedade.

  6. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    “Estranho”, acho que você não entendeu a informação! Eles estão falando que a precipitação (nada ver com as barragens) no Vale do São Francisco diminui 35% em 50 anos!

    Qto ao assunto, só Lula, Eduardo Campos e Ciro Gomes acham que o nosso PARA-I-TINGA ou PARAPITINGA (em TUPI, Rio de Águas Claras. PARA=rio; I=água; TINGA=clara) encontra-se igual quando os portugueses “conheceram” a sua foz em outubro de 1504. Somente na cabeça desses lulistas alienados “transita” essa idéia louca! Querem cometer dois crimes contra a Região do São Francisco, o primeiro, destruindo o nosso PARA-I-TINGA; o segundo, transferindo a agricultura irrigada para o Ceará, com isso destruindo a economia do Vale! É lamentável! Só com a criação do Estado do São Francisco teremos voz! Pois nossa “Capital” não nos ouvem e nem nos defendem, uma vez que são a favor de tudo que é contra a nossa região! ESTADO DO SÃO FRANCISCO JÁ!

  7. SOS Rio São Francisco disse:

    A culpa do rio evaporar esta na falta de informação e cultura da população, nossos governantes não querem proporcionar educação ao povo, porque quanto mais ignorante for o povo mais fácil será enganar. Essa pratica de retirar a mata ciliar tem que condenar gente, e a pena seria devolver o que tirou e multa. O governo gasta mais com propaganda do que com obras e serviços e nossos recursos desaparecendo. Eu acho que 90% da degradação do Rio São Francisco é culpa dos presidentes, dos governadores e dos prefeitos. A população só é culpada quando joga lixo e quando desmata, por ganância e desinformação.

  8. Flor disse:

    Verdade, a culpa nãó é somente da sociedade, e não foi isso q eu disse. O que eu disse foi que a sociedade tbemtem sua parcela de responsabilidade. A Educação Ambietal deveria ser disciplina obrigatória nas escolas e cursos superiores de todo o país.

  9. Margarida disse:

    Os católicos sempre repetiram os ensinamentos de Frei Damião e Pe Cícero, há mais de 60 anos. Entre esses ensinamentos, tinha um que dizia: “Chegará um tempo em que o Rio São Francisco dará cacimba.” Falavam isso, quando conversavam com o povo a respeito da importância de se cuidar da natureza. Pra mim, eles não eram santos nem gurus, eram sábios. Poxa! Ainda há tempo de salvarmos o nosso Velho Chico. Basta ter sabedoria para entender que a poluição, a utilização indiscriminada de suas águas,etc, podem levar o rio à morte. Precisamos com urgência de Educação Ambiental, ver a revitalização do nosso rio e impedir, seja como for, que essa obra eleitoreira, anti-ecológica, irresponsável se concretize.

  10. Margarida disse:

    A OBRA ELEITOREIRA, ANTI-ECOLÓGICA E IRRESPONSÁVEL, DA QUAL EU FALO, É A MALDITA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO.
    VAMOS PARTICIPAR DE TODOS OS MOVIMENTOS QUE DEFENDEM O RIO SÃO FRANCISCO E SEUS AFLUENTES DE QUALQUER OBRA FARAÔNICA E DEGRADADORA DA NATUREZA. OBRAS PARA BENEFICIAR UM DETERMINADO GRUPO DE GENTE DE CARÁTER IMEDIATISTA, SEM PENSAR NAS CNSEQUÊNCIAS PARA O RESTANTE DA POPULAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, PARA AS FUTURAS GRAÇÕES.

  11. tabareo disse:

    O Rio Sao Francisco ja está MORTO só os imbecis nao enchergam.
    FOI o maior crime que ja se cometeu.
    Pergunta quanto a CHESF ja investiu na preservaçao do velho CHICO???
    Pergunta quanto ela ja ganhou de dinheiro com ele?????
    Sao todos criminosos o resto é bla bla

  12. Defensor Ambiental disse:

    Como podemos ver, existem divergencias de quem é realmente a culpa, acredito que todos nós temos uma parcela, porém negar que o maior resposável são os governantes, os detentores do poder, e que os mesmos são frutos do poder do nosso voto, isso não podemos negar. Olhem a mata ciliar da orla de Petrolina, toda tomada por Algarobas, que aqui podemos chamar de erva daninha, pois onde ela entra mata tudo ao redor, e as autoridades não tomam devidas providencias. Aos esgotos lançados a céu aberto, sem tratamento. E velho Chico, você esta agonizando, e não fazemos para retardar a sua morte, o Presidente quer e pronto, assim seja, senhor…Basta lembrar do Mar de Aral, quem não sabe o que ocrreu busque informação, e verão que qualquer semelhança será mera coincidência????

  13. Pedra Linda disse:

    A transposição não causará danos ao Rio São Francisco. Se este está secando em função de um fenômeno climático, não é o fim das obras da transposição que vai resolver o problema. Vale salientar, que há qualquer risco ao rio pode-se desligar as bombas que abastecem os canais.

  14. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Pedra linda, você acredita em Papai Noel e em Lula! Tou achando que você não é de Petrolina! Mas tudo bem, opinião é opinião! Agora achar que a transposição não causará danos ao Velho Chico, isso é piada não é?! Achar também que vão fazer canais imensos pra ficaram o ano todo vazio ou que em qualquer emergência vão desligar a bomba, isso também é piada, hein?! O problema dos lulista é serem cegos e confiar no grande Guia (Lula), cegamente!

    Sabemos que o papo do lulismo é de bombear a agua somente quando sobradinho estiver cheia (não disseram a ciro e a lula que o período chuvo do vale é o mesmo do Ceará, ou seja, quando a barragem estiver cheia o Ceará estará embaixo d’água). O Lulismo é assim mesmo, mente discaramente, e os cegos continuam acreditando no “Grande Guia”!

  15. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Ainda tem gente que acredita que a corja do lulismo está preocupada com o Velho Chico!

  16. Pedra Linda disse:

    Que eu saiba o bombeamente das águas do Velho Chico será pra encher os açudes de grande porte do nordeste. Se os açudes encherem com as chuvas, no período não chuvoso, a transposição irá somente complementar o armazenamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários