O vice-governador de Pernambuco Raul Henry (PMDB), que atualmente também ocupa o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, terá a oportunidade de mostrar o mesmo bom trabalho que desenvolveu à frente da pasta de Educação, na época do Governo Jarbas Vasconcelos. Mas agora a missão é árdua.
Henry foi um dos que estiveram em Petrolina na última segunda-feira (13) acompanhando a agenda do ministro da Integração Regional, Helder Barbalho. E teve um encontro com produtores de frutas e lideranças políticas da região.
Considerada a ‘mola’ do desenvolvimento do Vale, a irrigação carece atualmente de várias demandas. Os produtores pediram, por exemplo, apoio do secretário para a criação de um programa nacional permanente de combate às moscas-das-frutas, quebra de barreiras tarifárias, construção de estradas e instalação das bombas flutuantes para regularização do fornecimento de água no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho.
O secretário fez um discurso otimista. “Vamos tratar sistematicamente de todas as demandas aqui apresentadas, com ênfase para a aceleração do processo de registro dos defensivos agrícolas, lutar para uma tarifa de energia elétrica diferenciada e intermediação com operadores e armadores do Porto de Suape afim de conseguir melhores preços para a exportação de frutas do Vale do São Francisco”, destacou. São apenas mais dois anos do primeiro mandato do governador Paulo Câmara (PSB). Se quiser provar sua destreza de homem público, Henry vai ter de correr para dar conta de todas as demandas dos produtores. Resta saber se terá tempo para isso. (fotos: CLAS Comunicação)