OAB reforça luta em defesa do Rio São Francisco

por Carlos Britto // 01 de agosto de 2015 às 21:38

rio são franciscoA OAB lançou nesta semana uma mobilização nacional em defesa do Rio São Francisco. A parceria do Conselho Federal da Ordem com as Seccionais dos Estados banhados pelo rio propõe a criação de um fórum de debates acerca do problema e o ajuizamento de uma ação civil pública para obrigar as autoridades a enfrentarem a questão.

Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a falta de planejamento na transposição do Rio São Francisco e as constantes agressões em suas margens, com extensas plantações e destruição das matas ciliares, estão o matando.

O rio São Francisco está agonizando. É estarrecedora e preocupante a situação de um dos rios mais importantes do Brasil, essencial para milhões de pessoas, principalmente os habitantes do interior do Nordeste. A OAB não assistirá impassível à morte do Velho Chico”, afirmou Marcus Vinicius.

Presidentes das Seccionais

Em reunião com os presidentes Luiz Vianna (Bahia), Pedro Henrique Alves (Pernambuco) e Carlos Augusto Monteiro Nascimento (Sergipe), além do conselheiro federal Felipe Sarmento (AL), Marcus Vinicius destacou a escolha da água como tema central da 3ª Conferência Internacional de Direito Ambiental, que ocorrerá em 4 e 5 de setembro em Campo Grande (MT). Haverá um painel exclusivo sobre o rio São Francisco.

Os presidentes das Seccionais relatam a péssima situação do rio em seus Estados. Na Bahia, por exemplo, em alguns pontos é possível atravessar de margem a margem a pé. “Bom Jesus da Lapa já sofre com essa anomalia. Se continuar assim, pode ocorrer uma catástrofe imprevisível tanto para as pessoas como para a economia”, explica Vianna.

Pernambuco, segundo Pedro Henrique, sofre com a falta de planejamento na transposição do rio. “É urgente a criação de um comitê gestor das bacias do São Francisco, para que as ações sejam coordenadas, assim como o replantio das matas ciliares”, propõe.

“Há sinais claros de esvaziamento do curso do rio, inclusive com restrição de abastecimento em algumas cidades”, diz Carlos Augusto. “A salvação do rio é urgente e passa primeiro pela sua revitalização.

Conferência

A 3ª Conferência Internacional de Direito Ambiental terá, ao todo, quatro painéis que abordarão temas relevantes no cenário do meio ambiente global: a Construção Ética do Sustentável; o Desafio do Século XXI na garantia ao acesso à água, em Face da Dignidade Humana; Criação do Tribunal Internacional Ambiental (TIA); os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as ferramentas para sua efetivação.

Duas conferências magnas marcarão a abertura e o encerramento do encontro. Abrindo os trabalhos, o tema será “Perspectivas para a COP 21 – Paris 2015: Conservação dos Recursos Hídricos em Face da Mudança Climática”, enquanto um outro, “Água como Direito Humano Fundamental e sua Negociação”, encerrará as atividades. Os principais tópicos debatidos e as decisões acerca deles constarão da Carta de Campo Grande, a ser formulada ao fim dos trabalhos. Programação, investimento, palestrantes, pacotes de viagem e contatos estão disponíveis no site do evento. (Com informações da AOB/foto:reprodução).

OAB reforça luta em defesa do Rio São Francisco

  1. Cícero Lima disse:

    Duas ações a oab pode tomar de imediato:1. Interromper a transposição e processar os responsáveis por essa ‘sangria ‘ do Rio. 2. Defender obras para uma bacia doadora para o Rio. A recuperação das matas não reverterá de imediato a morte lenta do rio pois serão necessários no mínimo oito anos para árvores ficarem adultas. A transposição acelerá a morte. Águas de outra bacia é a única capaz de resolver de imediato.

  2. Maria do Socorro disse:

    Esse Marcus Vinícius Furtado Coêlho foi indicado pelo PT. Isso é conversa fiada. Como um indicado pelos corruPTos vai processar o governo. Além disso esse senhor tem culpa no cartório. Botem o nome dele no Google e vejam!

  3. sther disse:

    o problema é que enquanto o rio agoniza e não precisa ser eespecialista pra ver isso. As atitudes tomadas até hoje apenas reuniões, se fazem reunioões para marcar as proximas (é assim no Brasil) acompanhamos pelos blogs prefeto, deputados, senadores “preocupadps” com a situação e o que está sendo feito NADA. A recuperação da matas siliares é lenta sim, mas precisa começar e urgente, ate hoje qual foi o politico interessado nisso? A transposição UM ABSURDO, só desvio de dinheiro. Alguem precisa começar e fazer alguma coisa urgente.Se esse rio acabar o que será de petrolina e juazeiro?

  4. Carlos Francisco Lobato disse:

    O principal rio é o São Francisco, carinhosamente conhecido como “Velho Chico”.
    Esta contaminada e irá Morrer igual ao Rio Doce e Rio Paraopeba por Rejeitos de Minério de Ferro da mineradora VALE.

    Localização da Bacia Hidrográfica do São Francisco

    Bacia hidrográfica é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, córregos, ribeirões e riachos. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território brasileiro possui 12 bacias hidrográficas.

    Ocupando uma área de aproximadamente 640 mil quilômetros quadrados, a Bacia Hidrográfica do São Francisco é uma das mais importantes do Brasil. Ela abrange os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Goiás, além do Distrito Federal.

    O principal rio é o São Francisco, carinhosamente conhecido como “Velho Chico”. Sua nascente está localizada na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Após percorrer cerca de 2.700 quilômetros no sentido sul-norte, atinge sua foz no Oceano Atlântico, entre os estados de Alagoas e Sergipe.

    A bacia do São Francisco, além de fornecer água para o consumo humano, é muito importante para o desenvolvimento econômico da região, sobretudo nas áreas de clima semiárido. Através de sistemas de irrigação, é possível realizar atividades agropecuárias, com destaque para a criação de gado e o cultivo de frutas.

    Seu potencial hidrelétrico também é aproveitado. Entre as usinas instaladas nessa bacia hidrográfica estão a de Sobradinho, Três Marias, Paulo Afonso, Moxotó, Itapirica, Xingó, etc.

    Existe uma grande variedade de biomas nessa região: Cerrado, Caatinga Mata Atlântica, além de ecossistemas costeiros e insulares. Contudo;
    A lama contaminada, que segue pela bacia do Rio Paraopeba, deve chegar à Usina Hidrelétrica de Treis Marias até o dia 20 de fevereiro, conforme informou a Agência Nacional das Águas (ANA). E ao desaguar na Represa de A lama contaminada, que segue pela bacia do Rio Paraopeba, deve chegar à Usina Hidrelétrica de Treis Marias até o dia 20 de fevereiro, conforme informou a Agência Nacional das Águas (ANA). E ao desaguar na Represa de Treis Marias atingi toda à bacia do Rio São Francisco com os riscos à saúde.

    Saibam quais são as impurezas da lama da barragem de Brumadinho e Rio Paraopeba.

    ** Mata todo o Rio por Soterramento e lama acumula nas margens e com as chuvas sempre cairá nos rios continuamente. A turbidez impede a Fotossíntese da água; Mata o Produtor Fitoplâncton e no Maximo terão arvoredos e graminhas nunca mais florestas. Os Rejeitos de Mineiro de Ferro pavimenta seja vira cimento duro.

    Quem tiver contato com lama e apresentar sintomas como vômitos, coceira, tontura e diarreia deve procurar uma unidade de saúde.
    Sabendo que Segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora MG. Deu um Laudo: Qualquer Rio atingido por Rejeitos de Minério de Ferro Leva 150 anos para recuperar a Vida.

    A professora Cláudia Carvalhinho, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez a análise da lama dos rejeitos da extração do minério de ferro e detectou a presença de metais pesados no material. Foram encontrados ferro, manganês e alumínio. A pesquisadora alerta ainda que possam ser encontrados cromo, chumbo e arsênio na lama.

    E Pluma toxica que passa da Barragem Retiro de Baixo que não foi projetada para esse fim de estocar todo o Mar de Lama no Município de Pompéu MG; E ao desaguar na Represa de Treis Marias há distancia 8 km atingiram toda à bacia do Rio São Francisco com os riscos à saúde.

    O governador de Minas Gerais Romeu Zema; Deveria enviar Kit Médicos para fazer Exame de Ferro para todos os Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago da represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio são Francisco para constatar morte de Crianças e Adultos caso ocorram?

    Porque não constroem uma Barragem Forte e projetada para deter o Mar de Lama. Abaixo da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG.

    E agora será esperar pela morte igual ao Rio Paraopeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, isso já aconteceu com Rio doce morto pela Mineradora Vale e SAMARGO na Tragédia de Mariana.

    .
    Transposição do rio São Francisco; Hoje dia esta contaminada com Pluma Toxica de Rejeitos de Mineiro de Ferro trazido Pelo Rio Paraopeba da Tragédia de Brumadinho MG; Que passa em camadas finas da Barragem Retiro de Baixo no Município de Pompéu MG; À qual não foi projetada para esse Fim.

    Porque não constroem uma Barragem Forte e projetada para deter o Mar de Lama. Abaixo da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG.

    Hoje seria cumulo da Idiotice não fechar as Entradas da transposição do Rio São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários