A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já concluiu cerca de 18% das obras da Adutora Junco-Curral Velho, parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que ligará o distrito de Junco, em Juazeiro, até Curral Velho, em Campo Formoso, no Norte da Bahia. A iniciativa, com um investimento aproximado de R$ 22 milhões, deverá atender cerca de 5,3 mil moradores da região com água de qualidade.
Dos 18 reservatórios planejados, cinco já estão prontos. O sistema terá 480 metros de adutora para captação de água bruta, dos quais 337 metros já foram concluídos. Em relação à adutora de água tratada, que contará com cerca de 50 mil metros de extensão, 12,5 mil metros estão concluídos.
Recentemente, uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Agência Nacional de Águas (ANA), incluindo o secretário de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, e outros representantes, visitou o local para acompanhar o andamento do projeto.
Recepcionado pelo superintendente da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, o grupo foi atualizado sobre o andamento das obras. “É uma satisfação levar água tratada para atender essa necessidade fundamental da população da região”, afirmou Miled.
A conclusão da adutora promete garantir um abastecimento estável para as famílias da área, ampliando o acesso à água potável e fortalecendo a segurança hídrica local.