A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando obras na Avenida Terezinha Campos, no bairro João de Deus em Petrolina. É nesta via que fica localizada a principal rede coletora de esgoto do bairro, e os serviços em execução são para solucionar as recorrentes obstruções e dar mais fluidez à rede.
A rede coletora do João de Deus, que possui mais de 12 mil metros, está enfrentando problemas de sobrecarga devido à acumulação de resíduos sólidos e areia, além da falta de drenagem de águas pluviais. Isso resulta em danos ao sistema de esgotamento sanitário, especialmente durante o período chuvoso.
Para lidar com o fato, a Compesa está realizando uma série de ações, incluindo a recuperação e substituição de partes da rede e a reforma de poços de visita, que são essenciais para a manutenção da rede de esgoto. Alex Chaves, gerente da Unidade de Negócios da Compesa/São Francisco, expressou a esperança de que “essas medidas permitirão que a rede lide melhor com a sobrecarga no próximo período chuvoso”.
Chaves também destacou o problema do mau uso da rede, incluindo o furto de tampas de ferro dos poços de visita e a abertura irregular desses poços para o descarte de lixo e outros materiais. A previsão é de que as obras na rede coletora do João de Deus sejam concluídas até o final de abril.