Uma das atualizações feitas no Código Florestal (Lei 12.651/2012) é a proibição de construções em Áreas de Proteção Permanentes (APPs). Porém, um fato vem chamando a atenção na orla da cidade.
Uma construção onde se localiza o prédio do Museu da Ciência, pertencente à Univasf, avança sobre as margens do rio – o que não é permitido pelo Código Florestal. Na foto, dá para perceber que o prédio arredondado é da universidade federal, e o vizinho é o condomínio Granville. A universidade está fazendo uma obra de ampliação do espaço a ser ocupado, que avança até as margens, deixando apenas uma pequena capa de mata ciliar.
“O governo tem permissão para agredir o meio ambiente, mas a iniciativa privada não”, lamentou uma fonte deste Blog. A reportagem entrou em contato com a Univasf, por meio de sua assessoria, a qual informou que o fato está sendo apurado.
Esta obra é do Espaço Ciência da UNIVASF, trata-se de um complexo com museu, espaço para experiências, biblioteca, bosque, área de exposição, auditório, etc…… Será um equipamento de aprendizado, lazer e turismo. Tomara que concluam o mais rápido possível.
Uma importante informação Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF, ECC.
A ordem de serviço da obra foi emitida em 28/02/2011. O novo prédio, em fase de obras, possui uma área construída de aproximadamente 2500 m2, sendo 1300 m2 de área coberta. Observe que obra foi autorizada ainda no secundo governo LULA. São mais de 11anos de obra e, nada, não se conclui. Há algo estranho na matéria, pois a Lei que atualizou o Código Florestal, sendo de 2012, não poderia, nem pode, impedir que a Legislação já havia autorizado.
Sobre os empreendimentos privado que são construídos as margens do rio esse blog não faz notícias. Região da Tapera cheia de obras de casas e terrenos a venda e não há publicações por aqui.
Essa obra inspirou o Museu da Natureza construido pela Profa. Niède Guidon na cidade de Coronél José Dias/PI, nas proximidades de São Raimundo Nonato/PI, inaugurado em 2019 e já com visitação de milhares de pessoas. Lá no PI o prédio foi construido em poucos meses, enquanto aqui na cidade de Petrolina (terra dos impossíveis) a UNIVASF arrasta, por mais de 10 anos. Será que em Petrolina o projeto terá a mesma visibilidade do Museu da Natureza? Lembrando que o prédio a margem do Velho Chico foi uma inspiração do antigo Reitor Weber, para popularizar a ciência, que escreveu a sua história na região. Eita saudade do Prof. Weber
Mas o condomínio Granville também invade a área de 500 m de preservação de margem. Visível na foto. Que todos sejam enquadradis
Essa “fonte” precisa colher mais informações técnicas antes de publicar o que “acha”!!!
!Atirar pedras” é muito fácil. Sugiro que pesquise, entreviste e busque conhecimento antes.
Manda quem pode… obedece e baixa a cabeça e esconde o rabo quem tem juízo!!!
Em se tratando de uma obra que venha pra aprimorar o conhecimento e sirva para estudos e conhecimento é muito bom, mais isso não quer dizer que possa infringir as leis vigentes em nossa pais , elas tem que serem cumpridas tanto pelo poder público como o privado, e em se tratando de uma obra a ser anunciada no governo lula é um caso a ser investigado.
Tem muitas coisas errada na margem do velho Chico, tinha que destruir todas as obras que foram feitas arredo dele, e fazer todo o reflorestamento nas margens do rio, acabaram com a mata que existia arredor do rio, mais a natureza também sabe se vigar a prova tá aí,
As pessoas nunca deixam o velho péssimo hábito de fazer política em tudo que achar oportunidade.
Se a obra em questão é benéfica para o aprendizado geral da população, e se houve antes autorização dos órgãos de defesa da natureza,, não vejo motivo para tanto mimimim.
O povo que não tem o que fazer qual o problema em construir. Vão se ocupar adotando um criança abandonada.
Região da Tapera cheia de obras de casas e terrenos a venda e não há publicações por aqui.
Sobre os empreendimentos privado que são construídos as margens do rio esse blog não faz notícias. Na tapera daqui um dia não tem se quer uma estrada para acessar o rio e tomar um banho ou curtir a paisagem, pois é uma chacara colada na outra, destruindo toda flora e fauna que beira o velho chico. Maioria dos donos lá são políticos e empresários. Defendo destruir todas as construções lá e fazer valer a LEI!!! Um absurdo! Autoridades silentes e coniventes !
Não é à toa que esta instituição é conhecida aqui no Vale como Manguevasf!!!
Qual problema?
As chácaras às margens do Rio São Francisco estão sendo feitas quase dentro do rio e os órgãos de proteção não fazem nada.
Parabéns Univasf. Vamos terminar a obra e entregá-la para os alunos e população de Petrolina. Continuem não parem não Deixem os esquerdopatas falando sozinho.
Parabéns Univasf. Vamos terminar a obra e entregá-la para os alunos e população de Petrolina. Continuem, não parem não. Deixem os esquerdopatas falando sozinho.
Parabéns Univasf. Vamos terminar a obra e entregá-la para os alunos e população de Petrolina. Continuem, não parem não.
Nada a declarar !
Seja privado ou púbico, seja agora ou antes, seja qual for o objetivo da obra, a agressão ao rio cobra caro, quem já vem sofrendo com inundações sabe disso!!!
Toda a discussão é porquê a área a ser invadida, a população poderá usar, ao contrário dos condomínios de luxo, que pra ter acesso só se algum condomino autorizar, pois é dele o direito de quem pode ou não chegar perto da margem do rio, está área é da união e compete a ela fazer o uso ou não.
Parabéns a Univasf pelo seu belo trabalho e que seja inaugurado o mais breve para que todos os petrolinense sem exceção de classe possa usufluir do que é seu de direito.
Acho que o Museu do Sertão deveria ser integrado ao espaço da UNIVASF. Sua localização não é a ideal. Além disso, aprovo a implantação de um telescópio com acesso do público e uma livraria.
O velho mimimi, dessa galera. Na transposição do Rio SF foi essa confusão feita pelas ONGs e esquerda. Só esse povo acha que sabe de tudo. E quando a orla concertada, bares e hotéis derramando esgoto no Rio e essa esquerda escrota nunca falou porque as cidades eram comandadas por eles….
Caralho nada vê ieum barco eeeee prata avançando