O que antes era mato e sujeira, agora é uma pista de cooper quase finalizada. A obra do Parque Fluvial, na Orla de Juazeiro (BA), segue em ritmo acelerado, segundo a prefeitura, e já deu outro tom a um dos pontos mais frequentados no município, mas que andava meio esquecido ultimamente.
Além da pista de cooper, já foi iniciada a implantação de equipamentos nas academias da saúde e nos parques infantis. Os serviços de recuperação das quadras poliesportivas, quadra de areia e campo de futebol também já foram executados. Todo o calçadão da Orla recebeu piso tátil e as barracas da ‘Prainha’ foram removidas, promovendo o ordenamento do espaço.
Pessoas que praticam atividades físicas já estão usufruindo do equipamento, seja pela parte da manhã ou no final da tarde. A obra foi iniciada em novembro de 2017 e, segundo o prefeito Paulo Bomfim, deverá ser entregue em 18 meses, ou seja, em maio de 2019.
Obra
A obra, que tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial – no trecho entre o muro da Marinha e o início do Bairro Angary, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km -, é de iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF).
O projeto ainda prevê a criação de um atracadouro náutico e reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do ‘M’, para a criação de um terminal hidroviário. Os recursos são da ordem de R$ 3,5 milhões. Vale ressaltar, também, que a obra recebeu autorização da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e de outros órgãos ambientais como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).