A 2° edição do Caldinho com Cordel ‘Tomou-Rimou’ lançará a obra coletiva ’83 anos de Publicações Femininas na Literatura de Cordel’, neste domingo (20), das 17h às 19h30, na Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, localizada à Rua 16, nº 138, Bairro Cosme e Damião, Zona Oeste de Petrolina. O evento obedecerá todos os cuidados sanitários de combate à Covid-19.
A programação, que será transmitida pelo Instagram @mulherescordelistas, vai contar ainda com autógrafos, declamações e sorteio de uma rifa colaborativa (valor de 1 ponto, a cada R$ 5,00). O prêmio será a impressão da xilogravura emoldurada ‘Um Dia Frida’, de autoria da artista Kelmara Castro.
A partir das 18h30 o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Casa do Cordel Mulheres Cordelistas – um vídeo com a participação de grandes nomes entre cordelistas, pesquisadoras e artistas com um legado importante no cordel brasileiro da cultura popular.
A obra ’83 anos de Publicações Femininas na Literatura de Cordel’, organizada por Graciele Castro e capa em xilogravura de Regina Drozina, reúne o trabalho de 32 mulheres e é uma celebração à publicação do cordel ‘O Viulino do Diabo e o Valor da Honestidade’, publicado em 30 de outubro de 1938, assinado com pseudônimo Altino Alagoano. Ainda durante o lançamento, as coordenadoras do evento também vão enfatizar a obra ‘Cordel Teatro’ em homenagem à Mãe do Cordel Brasileiro, Maria das Neves Baptista Pimentel, e à Dama do Teatro Nordestino, Lourdes Ramalho, com as participações das netas dessas mulheres pioneiras.