A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) tem intensificado as ações para levar mais água tratada para a região de Canudos e Uauá, localizada na área do Polígono das Secas e no vale do rio Vaza-Barris, no norte do Estado. A empresa entregou para a população na última sexta-feira (1º) o novo sistema de abastecimento de água de Bendegó e Alto Alegre. Com recursos próprios, a Embasa investiu R$ 22,1 milhões na obra, que beneficiará 54 mil moradores e faz parte da primeira etapa da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Siaa) de Uauá.
Compõem o sistema, já em funcionamento, uma adutora com 19 quilômetros de extensão, uma estação de tratamento de água, dois reservatórios, uma estação de bombeamento e uma rede distribuidora que leva água tratada para 600 ligações domiciliares nas localidades de Bendegó, Alto Alegre, Canudos Velho e Tubatinga.
Mais investimentos
Com investimento de R$ 53,4 milhões, através de recursos da Embasa e Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC), a Embasa está prestes a iniciar a obra de Ampliação da segunda etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Uauá. Uma nova adutora, com 41 km, será implantada a partir de uma derivação no povoado de Bendegó até a sede de Uauá, para ampliar a vazão de bombeamento de 52 l/s para 102,6 l/s e garantir o abastecimento regular à sede municipal de Uauá, beneficiando mais de 25mil pessoas.
Para ampliar a capacidade de adução e distribuição de água no município, também foi autorizada a licitação da terceira etapa do Projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Uauá, através do qual serão beneficiadas a sede municipal e as localidades de Santa Fé, Barra, Umbuzeiro, Caldeirãozinho, Santana, Ouricuri I, Ouricuri II, Serra da Canabrava, Caldeirão da Serra, Travessa, Ipueira Grande, Barreira, Pedrona, Logradouro de Baixo e Logradouro de Cima. O município de Jaguarari também será contemplado com o atendimento das localidades de Pilar e Santa Rosa de Lima.