Uma boa notícia para a população do Semiárido nordestino que espera ansiosamente pela água do Rio São Francisco: o Governo Federal concluiu mais de 50% da transposição do rio. A informação foi repassada ontem (10) pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante encontro com a Comissão Temporária do Senado, criada exclusivamente para acompanhar as obras.
Segundo o ministro, em janeiro deve ser licitado, por meio de Regime Diferenciado de Contratação Integrada, o ramal que chega ao Agreste pernambucano, estendendo o canteiro de obras à região.
Atualmente o projeto possui 51,3% dos trabalhos finalizados, com a probabilidade de, já em 2014, ter 100 quilômetros de água rolando pelo Eixo Norte e pelo Eixo Leste.
A obra, que levará água do Rio São Francisco a quase 12 milhões de pessoas de 390 municípios nordestinos, vai contar com um sistema de mais de 550 quilômetros pelos interiores de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Orçada em R$ 8,2 bilhões, a transposição emprega atualmente quase 8 mil trabalhadores e é considerada uma das maiores obras hídricas do mundo. As informações são da assessoria da Integração Nacional.