O secretário de Obras da Prefeitura de Petrolina, Rogério Valença, assegurou que no próximo ano as tão esperadas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começarão a sair do papel. A afirmação foi dada na manhã desta segunda-feira (1°), ao programa ‘Manhã no Vale’, apresentado por Carlos Britto na Rádio Jornal.
Valença explicou que os atrasos no projeto do novo sistema de transporte devem-se a alguns fatores. Um deles é a substituição do modelo movido a diesel – mais poluente – pelo VLT elétrico. “Esse é um tipo de transporte ainda sem paternidade por aqui. Os únicos carros desse sistema são de uma empresa de fora”, explicou, reforçando o porquê do prefeito Julio Lossio ter ido à Europa este ano conhecer os modelos existentes por lá.
O secretário ressaltou ainda que as restrições determinadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (VLT) não têm nada a ver com fraudes, mas com algumas falhas na licitação que já foram solucionadas. “Já temos um contrato firmado com a Caixa Econômica para começarmos a construir o VLT a partir do próximo ano”, enfatizou.
Pavimentação
Sabatinado sobre obras de pavimentação, Valença admitiu a grande demanda no setor em várias regiões da cidade. Mas adiantou que a prefeitura, através do secretário Ricardo Rocha, vem implementando o programa ‘Pavimenta Petrolina’, que deve contemplar – entre outros itens – corredores de ônibus em vários bairros. Valença descartou ainda que haja um jogo de ‘empurra’ entre município e Compesa em relação a muitas ruas que ainda não foram pavimentadas.
Ele justificou que, nesses casos, não adianta a prefeitura fazer a pavimentação sem antes o bairro receber obras de saneamento, porque tudo o que foi construído terá de ser refeito, já que o esgotamento sanitário precisa ser implantado primeiro. E essa tarefa, segundo ele, compete à Compesa. O secretário garantiu, no entanto, que cumpre apenas sua parte, sem entrar no mérito político. “Não existe esse jogo de ‘empurra’. Eu trabalho apenas a parte técnica, não a política”, pontuou.
Valença aproveitou para dar uma boa notícia aos moradores da zona norte: ele revelou que o esgotamento sanitário da bacia do Dom Avelar deve entrar em funcionamento de forma parcial até o fim do mês.
Boa Noite, Isso é muito bom, mais tem Ruas em Petrolina que tem saneamento básico e falta pavimentação, como é o caso de várias Ruas do Loteamento Recife, espero que esse programa Pavimenta Petrolina chegue logo na minha Rua.
Devem começar em 2015 ou seja n tem data ainda definida entao dificil sair do papel
Parem com isso, liguei para o Feeling e ele disse que para diminuir a “sofrencia”, ele ja esta morando em Pernambuco.
Secretario e suas contradições. tá de BRINCADEIRA.
VLT em Petrolina sei…quem vai trazer é o papai noel?
É torcer para que o projeto saia mesmo! dinheiro já tem!
O VLT será bem vindo, mas prioridade mesmo é saneamento e pavimentacão dos bairros. Essa alegação que tem saneamento e que de responsabilidade da compensa, não bate, pois o Henrique Leite já tem uma malha de saneamento, tods obstruida e foi feita pela prefeitura. E daí?
nem fizeram a linha do VLT da Avenida Norte aqui no recife vai fazer em petrolina. tá dificil de acreditar.
O saneamento do Henrique Leite foi feito pela prefeitura, hoje está totalmente obstruída e secretária de infraestrutura, não toma nenhuma providência. Poderia ser desobstruída e as rua/avenidas serem pavimentadas.
Em tempo: aonde foi parar o dinheiro para pavimentação do Henrique Leite, cuja ordem de serviço foi assinada em Junho/2013?
Venho questionando isso já faz um ano e ninguém responde
rogerio meu amigo cade a rua que prometeu de asfalta do jardim maravilhia vai sair ou nao vai