Inicialmente contrário à implantação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para o projeto Pontal, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) já não pensa mais da mesma forma. Após ter promovido duas audiências públicas em Petrolina para discutir melhor o assunto, o parlamentar disse, nesta quinta-feira (2), ao programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal, que as coisas mudaram.
Segundo Odacy, na conversa de duas horas que teve em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o empresário Roberto Viana, dono da empresa vencedora da licitação da PPP, ficou acertado que 100% dos pequenos produtores do Pontal serão abrangidos pela empresa (ao invés de apenas 25%, como se previa), a qual comprará tudo o que produzirem no Pontal.
A produção de frutas, explicou o deputado, será feita em sistema de cooperativismo. Odacy revelou ainda que Viana comprometeu-se em perenizar o Riacho Vira-Beijú, que beneficia milhares de famílias da região do Pontal – outra conquista dos pequenos produtores do sequeiro. Com 8 mil hectares, o Pontal está dividido em Sul e Norte e ainda não foi concluído em sua totalidade.
Nobre deputado Odacy, as dúvidas continuam:
Os produtores serão donos de suas terras, como no projeto Nilo Coelho, Bebedouro e demais?
A cultura/fruteira a ser plantada será de escolha do produtor ou o sr. Viana é quem definirá? E qual será? Pelo investimento a ser feito é muito provável que já se tenha o projeto do que será produzido nessa área.
A meu modo de ver, não mudou nada até agora.
Prezado Deputado Odacy, as dúvidas continuam:
Os produtores serão donos de suas terras, como no projeto Nilo Coelho, e demais?
A cultura/fruteira a ser plantada será de escolha do produtor ou o sr. Viana é quem definirá? E qual será? Pelo investimento a ser feito é muito provável que já se tenha o projeto do que será produzido nessa área. E os Agricultores que espera pelo resultado dos lotes, que tem pessoas com mais de 10anos que espera receber e nada ate o momento. O que o SR nos diz
porque todas as reuniões é uma desculpa: não mudou nada até agora. gostaria muito que o senhor nos desse a respostas.